Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Gravidez psicológica em cadelas

Alteração muito comum que precisa de atenção.

Shutterstock/ Hanna Dymytrova-kaihila

A gravidez psicológica em cadelas, geralmente ocorre dois ou três meses após o cio sem acasalamento, devido a uma alteração hormonal. Durante a pseudociese ou pseudogestação, a cadela adota um comportamento maternal e começa a fazer ninhos. É comum ela adotar um brinquedo ou outro objeto inanimado e tratá-lo como filhote.

Consequências da gravidez psicológica

Caso a fêmea fique se lambendo, a produção de leite será estimulada e o leite armazenado nas mamas pode se tornar um meio de cultura para bactérias provocando mastite (infecção das glândulas mamárias). Na mastite as mamas ficam duras, inchadas, além de provocar um grande incomodo, pois a dor a impede de encontrar posição para deitar-se. Junto com essas alterações ocorre também febre, inapetência e apatia.

Algumas cadelas podem ficar extremamente agressivas, pode ocorrer secreção vaginal e em alguns casos, a fêmea apresenta aumento abdominal, anorexia e vômito.

Tratamento

Antes de iniciar qualquer tratamento é importante que seja descartada uma gestação real através de exames como a radiografia ou a ultrassonografia.

A gestação psicológica dura em média 3 semanas e geralmente a cura é espontânea, mas o quadro pode se estender. O tratamento basicamente consiste em tratar cada sintoma e suas complicações.

Cachorras que costumam ter gestações psicológicas com frequência estão predispostas a desenvolverem tumores de mama e a piometra (infecção uterina grave) por isso, nesses casos a castração é muito importante.

Compartilhe isso:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário