Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

A escolha do travesseiro pode influenciar no sono

Shutterstock

Uma noite tranquila de sono leva ao relaxamento dos músculos do corpo inteiro, e o travesseiro pode ajudar, principalmente nas regiões lombar, dorsal e cervical, áreas das quais se exige maior esforço durante o dia. Veja o que observar na hora de escolher um travesseiro.

Dicas gerais

  • O travesseiro deve ter altura e suporte apropriados para alinhar a coluna cervical com o tronco e melhorar a circulação sanguínea, facilitando os estímulos elétricos enviados pelo cérebro aos demais órgãos.
  • A escolha deve ser baseada na posição em que se dorme e no material de fabricação, de acordo com o gosto pessoal.
  • É importante que o travesseiro preencha o espaço entre a cabeça e o colchão. A altura ideal do travesseiro é quando a cabeça forma um ângulo de 90 graus em relação à coluna cervical.
  • A vida útil de um travesseiro é de, em média, cinco anos de uso, mas é recomendado que seja trocado a cada dois anos, pois a prolongação do uso pode ser fonte de contaminação por micro-organismos.

Materiais

Shutterstock

Geralmente, o tipo de material define o conforto proporcionado pelo travesseiro. O mercado traz diversos modelos e os itens que os diferem são o material de enchimento, tecido ou capa do travesseiro e nível de suporte (sustentação para a cabeça).

  • viscoelástico, por exemplo, é uma espuma moldada. Quando pressionado, ele demora alguns segundos para voltar ao formato original, o que melhora a circulação da área que está em contato com o travesseiro.
  • Nas peças de espuma látex, os furinhos são feitos para que o travesseiro tenha alta ventilação, logo, a temperatura fica menor do que a do corpo.
  • fibra de poliéster comum e a de silicone são inodoras e mais leves que os outros materiais. E a capa que pode ser de cetim, ou de malha que é mais macia.

De acordo com a posição de dormir

Shutterstock

O travesseiro deve ser escolhido de acordo com a posição em que a pessoa dorme.

  • O ideal é dormir com um travesseiro na cabeça e outro nos joelhos quando a opção for pela posição lateral ou de barriga para cima.
  • Na posição lateral, o suporte do travesseiro deve ser firme, o peso do corpo não deve estar sobre o ombro e o braço deve estar esticado ou dobrado. Pode-se usar um travesseiro corporal para também apoiar o braço.
  • Para a posição de bruços o suporte do travesseiro deve ser suave, pois promove a rotação das vertebras já que a cabeça está lateralizada, contraindo bastante a região muscular vertical, não proporcionando o relaxamento e a boa qualidade do sono. Apesar de não ser uma posição indicada para o sono, é recomendável utilizar dois travesseiros bem baixos, sendo um para apoio da cabeça e outro embaixo do abdômen, na altura da curvatura da cintura.
  • Para dormir de barriga para cima, o suporte médio é o mais indicado. Os braços devem estar na lateral ou no centro do corpo, as pernas devem estar levemente flexionadas e um travesseiro embaixo dos joelhos faz com que o relaxamento dos músculos seja mais eficiente.

Fontes: Fausto Ito, especialista da Associação Brasileira do Sono; Renata Federighi, gerente de marketing da Duoflex; e Joel Roberto Benghi Junior, fisioterapeuta da Altenburg.

Compartilhe isso:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário