Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Como remover a sujeira do rejunte

Shutterstock

O primeiro passo para manter a limpeza do rejunte aplicado entre os pisos e azulejos é entender que existem dois tipos de sujeiras diferentes que atacam esta superfície.

Tipos de sujeira e limpeza

O rejunte é um produto mineral que escurece naturalmente com o tempo.

Os produtos de limpeza disponíveis no mercado especificamente para limpar esta crosta escurecida tem PH em torno de 2.

A sujeira deve ser removida com o auxílio de produtos ácidos. Vinagre branco e limão também podem ser usados quando a intenção é clarear o rejunte, já que são naturalmente ácidos.

Produtos de limpeza comuns conhecidos como multiuso e detergentes de cozinha neste caso não seriam eficazes, já que são alcalinos, ou seja, tem PH acima de 7.

As gorduras sobre o rejunte

Outro tipo de sujeira que se acumula sobre o rejunte são as gorduras. Quando se trata do rejuntamento da cozinha, essa gordura é proveniente do preparo de alimentos. No caso de banheiros, é a própria gordura da pele. Para estes casos os produtos alcalinos e com ação desengordurantes são eficazes.

Cuidado para não danificar o piso

É preciso tomar cuidado para não danificar o piso quando se está tentando limpar o rejunte, pois alguns produtos químicos para limpeza de rejuntamento podem manchar determinados tipos de pisos, como o porcelanato polido.

Nesses casos, recomendamos produtos mais leves e que foram desenvolvidos para esta finalidade.

Como limpar rejunte

Shutterstock

É preciso tomar alguns cuidados quando a intenção é remover a crosta escura sobre o rejunte. Como serão usados produtos ácidos:

  • É necessário evitar o contato com a pele e usando luvas;
  • No caso do produto ser borrifado, também é indicado o uso de óculos de proteção;
  • E atenção, o porcelanato é um tipo de cerâmica nobre que fica danificada quando exposta a produtos ácidos. Se seu piso é deste tipo procure produtos específicos para a limpeza desta cerâmica ao fazer a manutenção do rejunte.

Para clarear o rejunte

Você pode aplicar vinagre ou suco de limão diretamente nas partes escurecidas, deixar agir por cerca de 10 minutos e depois esfregar. Preparar a solução de suco de limão com água aquecida a 60° vai potencializar a ação de remoção. Você também pode usar água sanitária e produtos de limpeza com cloro.

Não deixe o produto agindo sobre o rejunte por períodos prolongados. Como são ácidos, após remover a camada escura, esses produtos (inclusive o limão e o vinagre) vão começar a corroer o rejunte, fazendo com que ele se esfarele.

Essa ação corrosiva aumenta a porosidade do rejunte e o faz perder sua capacidade de impermeabilizante. Assim, deixar os produtos ácidos agindo por horas sobre o rejuntamento, pode resultar em infiltrações, manchas de mofo mais profundas por causa do aumento da retenção de umidade e até no descolamento do piso ou azulejo.

Removendo a gordura

Shutterstock

Na hora de remover a gordura do rejunte, o ideal é aliar água quente e produtos desengordurantes do tipo multiuso ou específicos para limpeza de rejunte, que têm PH entre 10 e 12.

Os detergentes de cozinha neutros vão dar resultados mais modestos, já que não são alcalinos.

A água quente é o agente que será capaz de amolecer a gordura presa à superfície do rejunte. Teoricamente, apenas o uso de água aquecida entre 60° e 70°, aliado à esfregação com uma esponja, seriam suficientes para remover esta camada gordurosa.

Para quem prefere dispensar o uso de produtos de limpeza, é possível fazer a manutenção do rejunte usando máquinas de limpeza a vapor com bocal de esponja. Como liberam água acima de 100° Celsius, ou seja, no estado gasoso, a alta temperatura e o atrito da esponja garantem a remoção da gordura.

Rejuntes irremediavelmente sujos

Shutterstock / mekCar

Caso a remoção da gordura e da camada escura não esteja mais sendo eficiente, existem produtos no mercado que são feitos para serem aplicados sobre o rejuntamento envelhecido, cobrindo a superfície antiga.

Não é indicado usar tinta de parede para este fim. A resistência da tinta não seria suficiente para suportar os atritos que os rejuntes sofrem.

O consumidor deve ficar atento ao tipo de produto que está comprando e dar preferência para aqueles rejuntes que já contêm produtos impermeabilizantes em sua fórmula. O rejunte Epóxi, por exemplo, é 100% impermeável e não necessita de manutenção.

Dica esperta da Bbel

Bolor é mais um elemento desencadeador de rejuntes pretos. Depois de tomar banho, deixe a porta do box aberta, para que o vapor d’água não forme bolor nos rejuntes.

Fontes: Daniel Boher, instrutor de treinamento da empresa de produtos e equipamentos de limpeza Kärcher; Alexsandro Passos, assistente técnico da fabricante de rejuntes Portokoll; Weber Saint-Gobain, fabricante de rejunte. 

Compartilhe isso:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário