Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Panelas elétricas

As panelas elétricas são utensílios para facilitar a rotina de quem possui pouco tempo para preparar suas refeições, pois podem ser programadas para que você encontre um gostoso jantar pronto e aquecido ao chegar em casa.

Criadas para o preparo de feijão, esses práticos utensílios estão no mercado há mais de 30 anos e ao longo do tempo deliciosas receitas com outros ingredientes foram especialmente criadas para o preparo em panelas elétricas.

As panelas elétricas são compostas por uma cuba fabricada em cerâmica ou vidro transparente, que absorve o calor da estrutura metálica que se encaixa e cozinha os alimentos lenta e gradativamente. A panela permanece hermeticamente fechada enquanto os vapores de água que circulam em seu interior cozinham os alimentos. As temperaturas alcançadas por esse eletrodoméstico variam entre 80°C e 150°C, de acordo com o modelo. As panelas podem ser programadas para continuar aquecendo a comida após o término do cozimento.

O mercado oferece desde os modelos mais simples até charmosos modelos retrô. Podem ser encontrados em diversas formas, cores, com funções diferenciadas e até compartimentos especiais para o aquecimento de molhos.

O que cozinhar nas panelas elétricas

Carnes devem ser descongeladas antes de colocadas para cozinhar na panela elétrica. Mesmo as mais duras ficam macias graças ao cozimento lento proporcionado por essas panelas. Manter as carnes de aves com a pele faz com que fiquem mais tenras, pois a pele ajuda a manter sua umidade.

Os legumes devem ser cortados em pedaços semelhantes para que o cozimento seja uniforme. Se cozinhar legumes com carnes, melhor colocar primeiro os legumes para que fiquem no fundo da panela, onde o calor é mais intenso. Isso porque alguns deles levam mais tempo para serem cozidos do que as carnes. Outra dica é cobrir os vegetais com papel alumínio para que não tenham contato com o vapor acumulado na tampa, mantendo sua consistência.

Sopas e cozidos ficam deliciosos preparados na panela elétrica porque o cozimento lento permite que os temperos penetrem uniformemente nas carnes e legumes, formando um caldo consistente e nutritivo. Molhos à base de queijo podem ser aquecidos nas panelas elétricas sem queimar ou grudar. Também é possível preparar pães salgados e doces.

O feijão deve ficar de molho por pelo menos 12 horas ou fervido por 10 minutos antes de ser colocado para cozinhar na panela elétrica. Os grãos contêm a toxina fito-hemaglutinina que só é eliminada após a fervura, o que pode não ocorrer se a temperatura da panela elétrica se mantiver baixa durante todo o processo de cozimento.

As panelas elétricas de arroz seguem a mesma lógica das comuns. A diferença fica por conta de funções especiais para o cozimento de arroz de sushi e ou para o preparo de arroz mais úmido ou soltinho.

Algumas ervas, temperos e especiarias podem perder o sabor ou ter seu sabor concentrado. Isso também pode ocorrer com determinados legumes, laticínios e frutos do mar. Esses ingredientes mais sensíveis ao cozimento devem ser adicionados minutos antes ou ao final do cozimento.

Segurança das panelas elétricas

Embora as panelas elétricas tenham sido projetadas para cozinhar sem a presença de alguém em casa, é preciso ter cautela e seguir determinadas medidas de segurança:

  • Verifique se a panela está aquecendo adequadamente com teste periódicos. Basta enchê-la com um pouco de água e verificar com um termômetro, depois de algumas horas, se a temperatura está de acordo com a indicada no manual.
  • Não ultrapasse dois terços da capacidade total da panela.
  • Somente o alimento cozido a pelo menos 60°C por quatro horas mata as bactérias presentes na comida.
  • A base da panela elétrica não deve ser lavada.
  • Não é aconselhável esquentar comidas cozidas nas panelas elétricas.

Na hora de comprar, verifique o tamanho adequado a sua família e, caso use lavadora de louças, confira também se as cubas internas da panela que são próprias para ser lavadas nesses aparelhos. A panela elétrica por indução, embora tenha custo um pouco mais alto, é mais eficiente porque distribui o calor de forma mais uniforme e promove o cozimento por igual de todos os ingredientes do prato.

Além de práticas, as panelas elétricas são econômicas, pois exigem pouca quantidade de energia para funcionar.

Compartilhe isso:
Autor:

Deixe um comentário