Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Saiba organizar um almoço para amigos

Shutterstock

Como é bom receber os amigos para um almoço bem caprichado! A primeira coisa a se pensar é em quem convidar. O sucesso de uma refeição entre amigos não é a harmonização de vinho, mas a harmonização dos convidados. O astral do almoço depende do entrosamento de todos os presentes, principalmente se você convida uma pessoa que não é do grupo. As pessoas têm que ter algo em comum caso ainda não se conheçam. Essa é a prerrogativa para que a conversa flua naturalmente.

Por isso, o anfitrião deve apresentar o convidado que não conhece os outros dando alguma informação a seu respeito. Por exemplo: “pessoal, quero lhes apresentar o Raul, meu amigo do clube. Ele é campeão de tênis”. Pronto, como algumas pessoas presentes no almoço jogam tênis, você já criou um gancho para que a conversa caminhe bem.

Resolvido o número de convidados para o almoço, passamos a pensar no cardápio, afinal, receber em casa, e em grande estilo, requer atenção aos detalhes, organização, bom gosto e tempo.

 

O cardápio para receber os amigos

Shutterstock

Atenção na escolha do menu. Se a maioria das pessoas convidadas são suas conhecidas, presumimos que você saiba de algumas coisas que elas não comam. Evite fazer estes pratos.

Caso a ideia seja um prato único, como uma feijoada, indique o cardápio para as pessoas que você menos conhece no momento em que for convidá-las. Você pode dizer, por exemplo: “Vou fazer uma feijoada em casa, você gosta? Gostaria muito que você viesse. Quero te apresentar alguns amigos meus que adoram jogar tênis”.

Um prato único é muito prático em um almoço para muitas pessoas, pois pode ficar pronto com antecedência, como bacalhoada, feijoada, strogonoff ou qualquer outra opção que possa ficar pronta de véspera. Lembre-se, você só terá o período da manhã para arrumar os detalhes do seu almoço. Se sua opção for por um cardápio variado siga a regra e sirva salada, massa, prato principal (qualquer carne) e seus acompanhamentos.

Pense no que vai servir como aperitivo. Nada de salgadinhos, que para ficarem bons têm de ser fritos na última hora. Queijos, patês, azeitonas, castanhas e algum antepasto são a melhor escolha, pois podem ficar prontos de véspera.

Não esqueça de pensar na bebida que será oferecida junto ao aperitivo, assim como na bebida que acompanhará o almoço. Lembre-se de ter água com e sem gás, refrigerantes normais, zero e cerveja bem gelada, se for o caso. Se optar por servir vinho, certifique-se de que você tem a bebida na quantidade suficiente. Um prosseco é o mais indicado para este tipo de ocasião, pois é servido desde o aperitivo até o final do almoço.

E para fechar o almoço com chave de ouro, confira as dicas para sobremesa e cafezinho.

Sobremesa e cafezinho

Shutterstock

Não conheço ninguém que não goste de sorvete, portanto, ele é uma ótima pedida para a sobremesa. Além de ser unanimidade, já vem pronto! Providencie apenas uma calda quente de chocolate ou cacau com mel e o sucesso está garantido. Regrinha para a escolha das sobremesas: sorvete, fruta e doce.

Do sorvete já falamos. Quanto às frutas, num almoço para 20 pessoas ou mais, o melhor é fazer uma salada de fruta ou oferecer frutas variadas fatiadas. Todos gostam e é mais fácil de servir.

O terceiro item é o que deve ser caprichado: o doce. Se forem muitos convidados, faça duas opções, sendo uma mais doce e a outra mais leve, como um cheesecake.

O cafezinho deve ser servido com requinte. O que é cafezinho servido com requinte? É aquele que está no ponto: nem muito forte, nem muito fraco, quente sem ter fervido e acompanhado de uma bolinha de chocolate de menta ou um biscoitinho.

Viu só como organizar um almoço para amigos não é tão complicado como parece? Beijocas estaladas.

Compartilhe isso:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário