Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Como cuidar dos vinhos da sua adega

Como guardar um vinho depois de aberto?

Se a garrafa não foi totalmente consumida, arrolhe-a e guarde-a na porta da geladeira até 1 a 2 dias. Outra maneira é um dispositivo que retira o ar da garrafa (evitando a oxidação) e permite uma vida útil maior ao vinho.

Como servir o vinho?

Os vinhos devem ser servidos em taças apropriadas no máximo até a metade de sua capacidade permitindo que os aromas fiquem concentrados na parte superior. No caso dos vinhos espumantes o nível do líquido deve atingir ¾ da taça, pois o gás carbônico é que projeta o bouquet.

Qual a temperatura correta para servir um vinho?

Cada vinho tem suas peculiaridades, suas características. Há sempre uma temperatura mais adequada que ressalte suas qualidades.

  • Tintos encorpados (Bordeaux, Barolo, Cabernet. Sauvignons) – 19º a 20º C
  • Tintos leves (Cotês du Rhône, Dolcettos, Portos) – 16º a 18º C
  • Rosados e Brancos secos encorpados (Frascatis, Alsaces, Bordeaux brancos) – 11º a 13 º C
  • Brancos leves e aromáticos – 9º a 11º C
  • Champagnes e espumantes encorpados – 7º a 9º C
  • Vinhos licorosos – 7º a 8º C

A melhor forma de atingir a temperatura ideal é deixar a garrafa em um balde com gelo e água (em partes iguais). Vinhos brancos e espumantes devem ficar no balde por volta de 15 a 20 minutos. Quanto aos tintos por 3 a 4 minutos. Os vinhos brancos muito refrescados escondem seus aromas e os tintos abaixo da temperatura realçam seus taninos e o amargor.

Por que alguns vinhos possuem depósitos?

Vinhos tintos com bastante estrutura formam como o envelhecimento uma espécie de depósito no fundo da garrafa. Com o passar dos anos os taninos se aglomeram e se precipitam no fundo da garrafa formando as “borras”. É bastante comum em vinhos encorpados e para retirá-los basta decanta-los; que consiste na passagem da garrafa para um decantador ou jarro deixando um dedo de vinho no fundo da garrafa, onde se concentram os depósitos.

O que é um vinho longo?

É aquele que deixa sem sabor na boca durante bastante tempo depois de engolido (retrogosto). Um grande vinho apresenta retrogosto longo, fino, complexo e bastante agradável. O contrário de um vinho “curto”.

O que é um vinho complexo?

É um vinho que apresenta vários aromas diferentes e repletos de nuances. Ele vai se mostrando a cada gole e aos poucos se transformando no copo, é uma característica que se aplica aos vinhos mais sérios. Um vinho não precisa necessariamente ser complexo para agradar, pode ser extremamente saboroso e ótimo para o dia a dia.

Fonte: Armando Carlos Bisogni, Sommelier e Engenheiro Agrônomo. 

Compartilhe isso:
Autor:

Deixe um comentário