Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Como decorar pequenos espaços

Marcelo Stammer

Organizar e decorar ambientes compactos demanda planejamento minucioso para aproveitar os espaços. Seguir algumas dicas de especialistas pode ser crucial para deixar os pequenos espaços bonitos e principalmente aconchegantes e para compor os cômodos de forma harmoniosa e funcional, sem exagerar e deixar aquela sensação de que são menores do que realmente aparentam.

Na hora de escolher os móveis

A prioridade é ter noção em relação ao espaço que será ocupado por eles:

  • Os móveis sob medida sempre são boas opções para aproveitar melhor os espaços, mas é preciso ter cuidado e não ocupar todo o espaço com eles. A funcionalidade do ambiente, a ergonomia e a circulação como critérios que devem ser observados antes de se comprar os móveis;
  • Outra boa opção são os móveis modulados, mas é preciso cuidado, pois a modulação pode ser disposta de forma incorreta e prejudicar o aproveitamento do espaço. O problema de optar pelos móveis modulados é que as empresas nem sempre disponibilizam serviço de ajustes e, nesses casos o aproveitamento do espaço pode ficar comprometido.

Cor e iluminação

A cor dos móveis também influencia na percepção de espaço desses ambientes, bem como a iluminação que irá incidir sobre o cômodo:

  • Evite usar mobiliário escuro, pois assim como as cores fortes nas paredes dão a sensação de ambiente menor, o mesmo acontece quando se usa cores escuras nos móveis. Alguns móveis em que não é possível mexer no tamanho, como uma cama de casal padrão ou um móvel que requer profundidade para comportar o equipamento de áudio e vídeo, por exemplo. Esses móveis devem ser práticos e funcionais para atender a expectativa dos moradores;
  • A iluminação é um dos fatores que também influencia diretamente para a composição da decoração de ambientes pequenos. O uso de luz chapada dá a sensação de um centro cirúrgico. Quanto mais pontual e indireta, mais se cria uma cena de sombra e luz, que dá sensação de movimento e, consequentemente, aumenta a sensação do espaço;
  • Uma boa dica é usar tons pastéis para dar contraste no pequeno cômodo, transmitindo a sensação de um ambiente maior do que ele realmente é. Colocar um grande espelho na parede atrás da cama dá a sensação de aumentar a profundidade, enquanto a iluminação indireta deixa o clima mais intimista e aconchegante.

Espelhos

Marina Palácio

Unanimidade entre os arquitetos e designers de interiores, o espelho aparece como o item mais lembrado quando o assunto é proporcionar sensação de amplitude no ambiente, mas o uso da peça requer alguns cuidados. Utilizar o espelho é uma boa alternativa, porém não se deve exagerar, pois tudo que é usado em abundância passa a sensação de aperto.

Para ampliar a sensação de espaço coloque elementos reflexivos na borda do espelho e nos objetos que estão sobre o aparador. A cortina transparente filtra os raios solares sem escurecer o ambiente, que pode ter teto rebaixado em gesso e iluminação indireta.

Tamanho dos móveis

Outra dica é se valer de móveis com medidas mais modestas. Na escolha dos móveis não se pode exagerar. A melhor opção sempre é pelos móveis mais enxutos. De uma forma geral, é possível usar de tudo um pouco, desde que essa quantidade seja proporcional ao espaço. O ideal é medir com uma trena o espaço disponível e também os móveis antes de sair comprando nas lojas.

Materiais

Objetos polidos, como metal e vidro, ou com superfícies com brilho, como laca e cores claras, são uma ótima escolha.

Para que o ambiente não fique frio com o uso de cores muito claras, objetos de madeira em detalhes sutis podem ser uma boa sugestão.

Não há regra e nada é muito rígido. Tudo depende do cliente e do que ele espera para aquele ambiente.

Tapetes

A compra dos tapetes para a decoração dos ambientes também merece atenção, pois um tapete pequeno diminui a sensação de espaço do cômodo. O ideal nesses casos é não ter tapete ou investir em uma peça grande, para formar uma base e uma sensação visual maior.

Cores do espaço

Divulgação

Assim como na regra dos móveis, as cores do ambiente também não devem ter tons escuros para minimizar a sensação de espaço reduzido. A cor escura deve sempre ser evitada, mas em alguns casos é possível usar para destacar uma parede. Tons muito vibrantes cansam a vista e podem carregar o cômodo.

Tecidos estampados, papel de parede chamativo, textura e cores fortes tendem a passar a sensação de sufocamento e por esse motivo é indicado o uso de cor lisa, chapada, sem muita informação.

Você pode usar a cor preta para destacar a parede atrás da cama. O tapete escolhido para demarcar o espaço também pode ser na cor preta, que contrastará com o restante de cores do ambiente dando sensação de espaço. Espelhos e um projeto luminotécnico complementam o cenário intimista perfeito para o descanso.

Contrate um profissional

Para evitar erros e arrependimento depois de ter comprado os móveis, objetos e pintado as paredes, antes de sair gastando para decorar a casa é importante contratar o auxílio técnico de um profissional gabaritado para ajudar no aproveitamento do espaço. Mesmo um apartamento pequeno pode ser bonito e charmoso quando a decoração é adequada.

Fontes: Arquiteta Calina Mussi; Arquiteta Daniela Barranco Omairi; Arquiteta Cinthia Garcia; Designer de interiores Andréia Karalkovas.

Compartilhe isso:
Tags relacionadas:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário