Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Renove a decoração da casa gastando pouco

Fazer algumas mudanças na decoração faz bem, renova as energias e dá um toque diferente ao ambiente. Porém, muitas vezes desistimos dessa mudança por dar muito trabalho ou pela falta de dinheiro, mas, esses não devem ser motivos para não fazer. Confira algumas dicas práticas e econômicas para renovar o visual do seu cantinho.

Disposição dos móveis

Projeto: Érica Salguero / Crédito: Martin Szmick

Trocar a disposição dos móveis é o primeiro passo. O único cuidado recomendado é para que essa mudança não interfira na boa circulação do ambiente. O recomendado é que haja um espaço de, no mínimo, 60 cm entre os móveis.

Adesivos

Divulgação / I Stick Online

Adesivos decorativos são uma ótima pedida e uma boa alternativa, pois atendem os mais diversos gostos e podem ser utilizados em todos os ambientes da casa sem o famoso quebra-quebra.

Enfeitar as paredes

apartmenttherapy.com

Que tal ir além dos quadros para enfeitar as paredes? Pois é, existem muitas formas criativas de enfeitar as paredes. Pratos, pôsteres, esculturas, tecidos, painéis, luzes pisca-pisca, espelhos, um varalzinho fotográfico, objetos, recortes de revistas e jornais, instrumentos musicais…. basta deixar a criatividade fluir, afinal muitas vezes, arrumando a casa, encontramos objetos sem utilização que podem fazer parte do décor.

Pintura

decofilia.com

Pintar as paredes ou uma parede também dá uma repaginada no visual da casa. As tintas acrílicas acetinadas ou PVA são as mais indicadas, pois são laváveis e de fácil manutenção, além de secarem rapidinho. Nossa sugestão vai desde fazer um efeito marmorizado ou até um degradê. Escolha uma cor que combine com o restante da decoração e com sua personalidade, e mãos à obra.

Paletes e caixotes

dlycozyhome.com
dlycozyhome.com

Paletes e caixotes são utilizados para decorar ambientes dando um efeito despojado. São materiais descartados em feiras, supermercados e marcenarias, mas devem estar em bom estado sem fungos e cupins. Devemos lixar e envernizar antes de transformá-los em móveis. Com eles, podemos criar nichos, base para sofás e camas, prateleiras para livros e objetos, jardim vertical, mesas de centro, sapateiras, e o que mais a imaginação mandar.

Gesso

Projeto: Cintia Aguiar / Foto: André Bastlan

A colocação de acabamentos com gesso permite um projeto de iluminação diferenciado, com luz focada, indireta, etc… Os custos podem variar, mas é fácil encontrar empresas ou profissionais bem acessíveis.

Mudança nos quartos

Miro Martins

Móveis

Uma dica bem rápida para os quartos é a renovação de estantes, cômoda e mesinhas de cabeceiras, que podem ganhar roupa nova com papel adesivo ou com uma pintura em laca, pode ser em cor vibrante para levantar o ambiente, sem deixar de ser harmônica com os demais objetos.

Que tal renovar os abajures? Se comprar novos não for opção, dependendo da cúpula da para trabalhar bastante em cima, se for plástico, eles podem ser pintados ou ganhar adesivos, se for pano, podem ser forrados.

Parede

Nos quartos infantis, que tal apostar na parede lousa? As crianças geralmente adoram rabiscar as paredes, e o mais bacana, é que com a tinta lousa elas podem se divertir muito. Diversas marcas de tinta trabalham com esse produto, que dá um toque criativo ao cantinho.

Tecidos

Trocar cortinas e renovar roupas de cama vale muito a pena. Muitas vezes não damos muita bola para a combinação da roupa de cama com o restante do ambiente, porém esse detalhe pode fazer toda a diferença.

Mudanças na sala

J. Vilhora
  • Capas de almofada são facilmente encontradas em lojas de departamento ou de casa e podem fazer toda diferença na decoração. Um jogo de cores e estampas pode ser criado e combinado através das almofadas, e o mais bacana é: enjoou é só trocar!
  • Para a sala de estar, por exemplo, crie áreas de iluminação, com circuitos luminotécnicos independentes que possam ser ligados de acordo com o uso, como leitura de um livro, para assistir um filme e uma iluminação geral para recepcionar as visitas, já que em muitas residências a sala atende várias demandas.
  • Plantas são bem vindas à sala. Dê preferência as que podem ficar pouco tempo expostas a luz. Os cactos e suculentas são ótimas, pois duram bastante nesse tipo de ambiente, além de exigirem manutenção mais fácil.
  • Trocar os tapetes é bem interessante, compre diferentes que combinem com o restante da decoração, mas que sejam diferentes entre si, e aproveite.

Renove o décor da cozinha

Gustavo Awad
  • Azulejos decorativos ficam incríveis nesse ambiente. Dá para fazer faixas de azulejo, colocá-los aleatoriamente ou combinando. Pode ser azulejo mesmo ou adesivos que imitam azulejos decorados #ficadica!
  • A tinta lousa também cai muito bem na cozinha. Além de alegrar o espaço, ela pode ser utilizada para deixar recadinhos, criar uma espécie de lembrete para hora das compras e muito mais.
  • Nichos nas paredes também são bastante úteis para quem tem poucos armários. Aposte em caixotes, aqueles de feira mesmo, que podem ser encontrados com preços baixos pela internet ou até em feiras. Lixe, envernize e pinte, aproveitando para fazer um nicho totalmente original.
  • Se o seu problema é falta de espaço, utilize ganchos ou cabideiros de cozinha para organizar utensílios como conchas, colheres e panelas. Pendure apenas os objetos mais bonitos na parede e mantenha-os sempre com boa aparência.
  • Se a sua cozinha tiver iluminação natural abundante, que tal enfeitá-la com alguma florzinha? Um arranjinho delicado e bonito fica super bem nas janelas.

Fontes: Arquitetas Erica Salguero e Cristina Barbara.

Compartilhe isso:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário