Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Como escolher a mesa de jantar

Um dos itens mais importantes para a decoração da sala de jantar é a mesa. A escolha do móvel deve ser cuidadosa, pois, não pode comprometer a circulação nem a harmonia do ambiente.

O que levar em conta antes de comprar a mesa de jantar

  • Tire as medidas da sala onde vai ficar a mesa.
  • Faça uma previsão máxima de quantas pessoas vão utilizar a mesa. Para fazer essa conta verifique quantas pessoas da casa irão usá-la normalmente e quantas pessoas podem utilizá-la esporadicamente. Veja o exemplo: uma família com 4 pessoas precisa de uma mesa com 6 cadeiras para acomodar a família e ter dois assentos adicionais quando for necessário.
  • Analise o modelo desejado e compare com a decoração da casa.
  • Verifique o espaço do entorno da mesa. Calcule o tamanho do móvel mais um espaço de 70 a 100 cm. Este local precisa estar livre para a movimentação das cadeiras e circulação das pessoas. No entanto, é necessário somar um espaço de qualquer outro móvel que ocupe o ambiente, como uma cristaleira, um buffet ou um aparador.

  • Considere o tamanho da mesa com as cadeiras encostadas nela. Entre as cadeiras é necessário calcular uma situação de conforto de 10 a 15 cm. Se a cadeira escolhida for tipo poltrona (com braços) é necessário separar um espaço de 45 a 70 cm.

  • O material de fabricação da mesa (madeira, vidro, aço, laca, inox) não precisa combinar necessariamente com os móveis da sala de estar, no entanto, é necessário ter bom senso e utilizar os elementos em harmonia.
  • É interessante pensar nos pés da mesa. Pés nos cantos dão apoio e uma sensação de segurança maior, mas acabam por limitar a quantidade de pessoas que vão se sentar. Os pés centrais ou únicos possibilitam a criação de desenhos diferenciados e podem receber mais pessoas à mesa, no entanto, podem passar sensação de instabilidade.
  • Móveis muito pesados devem ser evitados em ambientes pequenos.
  • Cadeiras grandes em mesas pequenas podem prejudicar a decoração do ambiente.
  • Mesas pequenas em ambientes grandes, também é um erro.

Tipos de mesa e indicações

Redonda

A mesa redonda possibilita interação maior entre as pessoas e pode ocupar menos espaço do que a retangular. Conforme o layout do ambiente, o móvel também pode proporcionar maior circulação.

Retangular

Clássica e tradicional, a mesa retangular é mais fácil de adaptar em qualquer ambiente. Devido aos seus ângulos retos, a peça pode criar harmonia na decoração, combinada a outros móveis, como sofá, rack, buffet ou a própria arquitetura do local.

Segundo as especialistas, uma mesa retangular confortável precisa ter no mínimo 130 cm de comprimento X 90 cm de largura. Para adquirir mesas maiores sem cometer erros, calcule o espaço disponível para o móvel mais a abertura entre as cadeiras. Tome cuidado ao comprar mesas longas, pois, elas podem dificultar a interação entre as pessoas.

Quadrada

Já a mesa quadrada precisa ter no mínimo 140 cm X 140 cm e no máximo 200 cm X 200 cm, para o móvel ser prático e funcional. Caso contrário, o tamanho irá atrapalhar na hora de servir a comida.

Colaboram com o artigo: Anna Novaes – arquiteta da Conseil Brasil; Selma Tammaro – arquiteta; e Erica Salguero – arquiteta e decoradora.

Compartilhe isso:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário