Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Dicas para organizar receitas

Olá, amigas e amigos! Hoje estou com vontade de preparar um doce diferente. Meus netos vão adorar! Ué, mas cadê aquela receita super especial que eu queria tanto experimentar? Ai, ai… Vocês já se viram numa cena parecida? Normal, né, a gente anota receitas em papeizinhos, recorta de revistas, imprime da Internet, depois, na hora de achar, é uma dificuldade. Daí bate aquela preguiça e adeus receita nova, vai aquela que a gente sabe de cor mesmo.

  • Em primeiro lugar, organize as receitas por tipo de cardápio, como massas, carnes, aves, pães, aperitivos, sopas e sobremesas. Outra opção é separá-las por tipo de culinária, como brasileira, italiana e japonesa.
  • Pense numa forma prática de organizar as receitas de acordo com seu estilo de vida. Algumas sugestões: usar um fichário com saquinhos plásticos ou uma pasta arquivo; manter as receitas coladas e/ou copiadas em cadernos; fazer um scrapbook com fotos; montar um livro personalizado com suas receitas preferidas; ou organizar as receitas virtualmente.
  • Deixe um espaço embaixo de cada receita para fazer anotações, como alguma dificuldade encontrada na hora do preparo ou um ingrediente que foi substituído com sucesso.
  • Guarde o fichário, caderno, scrapbook ou livros em um local de fácil acesso, de preferência na cozinha ou na despensa.
  • Se a capa do suporte onde você guarda as receitas for bonito, incorpore-o à decoração, guardando-o em um nicho ou prateleira da cozinha.
  • Para evitar umidade, vapores e gordura da cozinha, encape os livros e cadernos de receita com plástico transparente.
  • Se você preferir a organização virtual, também separe as receitas em pastas por tipo de cardápio ou de culinária. O bom de guardar as receitas no computador é que, na hora de encontrá-las, basta pesquisar pelo nome do arquivo.
  • Existem aplicativos para celular que facilitam a vida de quem procura uma receita diferente para fazer ou quer armazenar suas receitas preferidas.
  • Se você usa um tablet, aproveite para baixar e consultar livros de receitas nele.

Beijocas estaladas!

Fonte: Bebel Marrey Ferreira, Carolina Rosa, Ingrid Lisboa e Ana Afonso, personal organizers.

Compartilhe isso:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário