Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Saiba usar a panela de pressão com segurança

Shutterstock

Enquanto as panelas comuns são capazes de ferver a água até no máximo 100 graus, as de pressão conseguem superar esta temperatura. Como elas são vedadas, o vapor liberado pela água após o começo da fervura não escapa e com isso a pressão dentro da panela aumenta e os alimentos acabam sendo cozidos mais rapidamente.

O procedimento é seguro, somente ocorrerão acidentes se uma das instruções de uso correto da panela não forem atendidas ou em caso de falha dos sistemas de segurança.

Dicas espertas da BBel

  • Leia o manual de instrução;
  • Antes de abrir a panela, espere o vapor da panela sair totalmente.

Sistemas de segurança

  1. A válvula controladora de pressão, que libera o vapor quando a panela chega ao ponto ideal de pressão para o cozimento dos alimentos;
  2. O pino de saída do vapor;
  3. Válvula de segurança, que entra em funcionamento facilitando o escoamento do vapor caso a válvula controladora de pressão fique obstruída.

O que pode acontecer

Shutterstock

Em casos de acidentes, o tamanho do dano vai estar ligado diretamente à proporção de pressão dentro da panela no momento do acidente.

  1. O estrago pode se resumir à deformação da panela;
  2. Deformação e quebra do fogão;
  3.  Até mesmo à deformação da panela somada à destruição do fogão;
  4. Destruição do ambiente.

Em todos os exemplos citados acima é imprescindível lembrar que, se o cozinheiro estiver no ambiente, corre grande risco de queimadura ou até mesmo de perda de membros, adverte.

Manutenção de segurança

Para que a panela continue durante toda a sua vida útil como um utensílio seguro, é necessário: 

  1. Realizar a limpeza dos sistemas de segurança;
  2. Troca do anel de vedação a cada dois anos, em média;
  3. Além disso, o anel deve ser trocado toda vez que ficar rígido e quebradiço;
  4. Antes de usar a panela, verifique se as válvulas estão desobstruídas;
  5. Preste atenção para que a água colocada seja suficiente para produzir vapor durante todo o tempo de cozimento e nunca leve este tipo de panela ao forno.

Não fazer na panela de pressão

  • Molho de maçã, frutas, mingau de aveia, cevadinha, cereais diversos ou massas, pois podem fazer espuma ou estalar e obstruir a liberação da pressão;
  • Em caso de alimentos que se expandem durante o cozimento, como arroz ou vegetais secos, encha a panela apenas até a metade de sua capacidade, pois preencher acima deste limite pode entupir as válvulas e ocasionar excesso de pressão.

Cuidados gerais

  1. Importante nunca deixar que o volume da água e dos alimentos que serão cozidos preencham juntos mais do que 2/3 do espaço interno da panela;
  2. Outra dica é diminuir a intensidade do fogo depois que a panela começar a liberar pressão, assim você economiza energia.

Na hora de fazer a descompressão

  1. Nunca levante a válvula com a mão, pois o jato de vapor poderá causar queimaduras;
  2. Use sempre um utensílio de madeira ou nylon;
  3. Se tiver dificuldade para mover a tampa, significa que ainda há pressão interna. Neste caso, não faça força para que a tampa abra e derrame água fria sobre a panela para resfriá-la.
Compartilhe isso:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário