Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Como lavar cada tipo de tecido: S a V

Dreamstime

Cada tecido tem uma trama diferente e precisa de um tratamento específico para manter sua estrutura original. Se não cuidamos dessas singularidades na hora da lavagem, muitas vezes danificamos a textura, a cor, o caimento e movimento da roupa, comprometendo sua durabilidade. Algumas dicas fazem a diferença na conservação das peças.

Veja como cuidar de roupas cujos tecidos começam com as letras de S a V.

Seda

Antes de lavar a seda, molhe uma extremidade do tecido, apertando-o bem várias vezes dentro da água; se a tinta soltar, a roupa não poderá ficar de molho.

Seda que solta tinta: ensaboe a peça com sabão neutro para roupas delicadas e enxágue rapidamente para que não fique manchada. Na última água de enxágue, coloque um pouco de vinagre e seque à sombra.

Seda com cor firme: em um balde cheio de água, coloque 2 colheres de sopa de sabão em pó ou líquido especial para roupas delicadas. Mergulhe a peça, deixe-a por alguns minutos de molho e acrescente uma ou duas colheres (chá) de açúcar à última água de enxágue. Enrole a peça numa toalha limpa, bem apertada, e passe a ferro, enquanto ainda estiver úmida.

Como lavar seda pura a seco:

  • Só lave a seco peças que não estejam manchadas de transpiração.
  • Coloque Varsol puro numa bacia, mergulhe a peça de roupa e aperte várias vezes para que o Varsol passe pela trama do tecido. Tire a peça da bacia, deixe o Varsol escorrer e seque a peça entre duas toalhas. Passe o rolo de massas no rolinho de toalhas com a peça dentro para o Varsol ser absorvido pelas toalhas. Pendure a roupa num cabide para arejar. Não passe a ferro.

Como salvar uma roupa de seda manchada: use benzina ou éter para remover a mancha.

Tecidos amassados

Tecidos amassados geralmente perdem sua forma quando lavados. Para manter o aspecto de amassado, higienize a peça de roupa no vapor de água fervendo.

Tecidos bordados

Para limpar tecidos bordados e rebordados, polvilhe o tecido com óxido de magnésio em pó, deixando-o agir por muitas horas. Depois sacuda a peça para retirar o pó. Se necessário, repita a operação até a limpeza total da roupa.

Tecidos delicados

Lave tecidos delicados em uma solução de 1 colher (sopa) de essência de terebintina para 10 litros de água. Depois enxágue em água fria e bem salgada.

Tecidos sintéticos

  • Lave com água quente e sabão (em pó ou líquido para tecidos delicados ou de coco). Se a peça estiver muito suja, use também cristais de soja na lavagem. Para que este tecido fique encorpado, mergulhe a peça numa solução de água e goma caseira.
  • Coloque a peça no varal sem torcê-la. Com o tecido ligeiramente úmido, passe o ferro não muito quente, fazendo movimentos na direção do fio do tecido. Passe até o tule secar bem.

Tule de seda

Higienize com gasolina ou benzina.

Veludo

  • Para limpar veludo, passe uma escova limpa umedecida em álcool.
  • Para limpar golas de vestidos ou casacos, passe suavemente sobre elas um pano branco e limpo embebido numa solução de água quente e amoníaco. Depois que elas estiverem secas, passe novamente um pano com álcool.

Como tirar manchas de veludo

Passe sobre as partes manchadas um pano embebido em amoníaco. Lave com um sabão neutro. Se tiver que esfregar, use uma escova de cerdas macias na direção do fio do veludo. Enxágue sem torcer. Coloque para secar à sombra sobre uma toalha (não use prendedores de roupa para não marcar o tecido). Finalmente, escove a peça delicadamente, usando uma escova semidura para levantar o pelo do tecido.

Como limpar veludo coletê

Para higienizar veludo cotelê sem manchas, envolva sua mão em papel celofane e esfregue o tecido, primeiro pelo lado do avesso, depois pelo lado direito da peça. Lembre-se de esfregar sempre na mesma direção.

Compartilhe isso:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário