Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Como lavar roupas íntimas

Shutterstock/ Kalcutta

Por serem peças mais delicadas e por estarem em contato com a região íntima, é comum surgirem dúvidas quanto à lavagem de roupas íntimas. Veja a seguir como higienizá-las sem que sejam danificadas.

Passo a passo

  • De preferência, lave as roupas íntimas separadamente de outros tipos, pois é mais higiênico. E não misture lingeries claras e coloridas para evitar manchas.
  • Lave manualmente peças com bordados, rendas e aros no bojo. As demais podem ir à máquina, preferencialmente em saquinhos para roupas delicadas.
  • Na lavagem de calcinhas e cuecas é dispensável o uso de amaciantes e alvejantes, pois podem provocar reações adversas na região íntima. O ideal é usar sabão neutro ou em barra.
  • Use sabão neutro, existem alguns específicos para peças delicadas. Não use amaciantes nem alvejantes.
  • Não torça as peças, apenas as comprima. Pode-se usar uma toalha para retirar o excesso de água.
  • Pendure-as em um local bem ventilado para secar. Não use secadora, que laceia o elastano (fio tipo lycra) e deforma o bojo.
  • Passar o fundo da calcinha, que tem contato com a região íntima, pode eliminar possíveis bactérias. Porém, se a peça for bem lavada não é necessário, até porque danifica o elastano, e isso pode deixá-la laceada e comprometer sua durabilidade.
  • Para roupas íntimas masculinas com elastano valem as mesmas recomendações. Se forem 100% algodão, pode-se lavar na máquina sem o saquinho de proteção.

Sutiã com aro no bojo

Shutterstock/Action Sports Photography

O correto é lavá-lo é à mão, esfregando com delicadeza. Se estiver manchado com desodorante ou no caso de migração de cor de roupas durante o uso, deixe o sutiã de molho em solução de água fria com sabão neutro por algumas horas antes de esfregar.

Lavar roupas íntimas no chuveiro

Muitas pessoas têm o costume de lavar peças íntimas com água quente e sabonete no chuveiro, mas esse procedimento não é recomendado.

Sabonete é feito para higiene da pele, e não é o produto mais adequado para lavar roupas. Além disso, muitas dessas peças possuem elastano, material que pode ser danificado em altas temperaturas, seja na hora de lavar, secar ou passar. Também não é indicado que as roupas íntimas sequem no banheiro, pois o ambiente úmido é propício para a proliferação de bactérias.

Fontes: Erica Mantelli, ginecologista e obstetra; Maria Alzira Linares, proprietária da lavanderia Lavasecco; Equipe GetNinjas.

Compartilhe isso:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário