Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

8 motivos para organizar a casa agora

Sua casa está desorganizada? Confira oito motivos concretos para o início de uma batalha definitiva contra a bagunça. Nessa lista, você verá como a desordem afeta negativamente a saúde e a qualidade de vida das pessoas.

1 – Bagunça estressa

Voyagerix/shutterstock.com

Pesquisadores do centro de estudos sobre a vida cotidiana das famílias da Universidade da Califórnia (Ucla) perceberam altos níveis de cortisol (hormônio ligado ao estresse) em mulheres que possuem casas com “alta densidade de objetos domésticos”. Segundo pesquisa feita com 32 famílias, quanto mais coisas pela casa, maior o estresse feminino. Nesse estudo, os homens não foram tão afetados pela bagunça como as mulheres.

2 – Bagunça pode fazer engordar

Dean Drobot/shutterstock.com

O especialista em organização Peter Walsh, autor de livros que relacionam a bagunça ao excesso de peso, afirma que uma casa bagunçada causa aborrecimentos e estresse, que muitas vezes é aliviado por meio da comida. Ele também defende que uma vida desorganizada não propicia escolhas saudáveis, inclusive na alimentação, por isso, ao acabar com a bagunça, a pessoa pode emagrecer.

3 – Bagunça provoca exaustão

Stock-Asso/shutterstock.com

Num estudo do Instituto de Neurociência da Universidade Princeton (EUA), pessoas com casa bagunçada experimentaram um aumento no estado de exaustão como resultado da expansão da energia mental no estresse causado pelo ambiente confuso. Segundo o estudo, a bagunça dificulta a concentração, o foco e o processamento de informações, então a pessoa precisa se esforçar mais e gastar mais energia para fazer as tarefas diárias.

4 – Bagunça atrapalha a tomada de decisões

alphaspirit/shutterstock.com

O mesmo estudo da Universidade Princeton explica que o desgaste mental causado pela irritação relacionada à desordem pode tornar as pessoas mais suscetíveis à frustração e atrapalhar a tomada de decisões.

5 – Desorganização nos faz perder dinheiro

Pavel Ilyukhin/shutterstock.com

Sobre este dado, nem precisa de pesquisa, é empírico: correspondência e papelada desorganizadas nos deixam mais propensos a atrasar o pagamento de contas, o que gera custos extras com multas e juros. Fora isso, em ambientes bagunçados as coisas somem com facilidade, então acabamos comprando objetos em duplicata, o que não só resulta em gastos desnecessários como entulha ainda mais a casa, propiciando o aumento da bagunça.

6 – Bagunça propicia germes e bactérias nos ambientes

Africa Studio/shutterstock.com

Objetos espalhados pela casa dificultam a limpeza de superfícies, o que resulta na proliferação de germes e bactérias nos ambientes. Sem contar que louça suja na pia é um convite a bichos horripilantes como baratas (eca).

7 – Desorganização pode nos atrasar constantemente

Tinatin/shutterstock.com

A desorganização nos leva a gastar mais tempo que o previsto procurando as coisas em casa, o que gera atrasos cotidianos e muito estresse (volte ao item 1).

8 – Bagunça pode provocar acidentes

Photographee.eu/shutterstock.com

Parece cena de filme pastelão, mas acontece de verdade: brinquedos, tênis e toda a sorte de objetos espalhados pela casa podem resultar em quedas, tropeções, batidas no dedo mindinho (ai!) etc. Não vale a pena pagar pra ver, né?

Quem tem dificuldade de sair do ciclo vicioso da bagunça pode pegar várias outras dicas de organização aqui no site.

Fonte: Lauren Smith/goodhousekeeping.com

Compartilhe isso:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário