Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Como conservar sapatos

Shutterstock/Africa Studio

Certos cuidados são essenciais para manter seu calçado bonito e com aspecto de novo por mais tempo. Uma boa higienização e armazenamento dos sapatos são importantes não só pelo aspecto estético, como pela saúde dos nossos pés, já que um sapato mal conservado pode atrair bactérias e fungos.

Como conservar sapatos

Shutterstock/Africa Studio
  • Os sapatos não devem ser guardados sujos. Depois de utilizá-los, deixe-os arejando antes de colocá-los no devido lugar.
  • No caso dos sapatos de couro ou de verniz, depois de utilizá-los passe um pano úmido tanto por dentro quanto por fora. Este hábito confere anos de vida a mais aos calçados.
  • Dê preferência a usar sapatos com meias de algodão, que absorvem o suor e evitam o mau cheiro no calçado e nos pés.
  • Para que os sapatos não arranhem ou amassem, misturados uns aos outros, separe cada par em sacolinhas de tecido.
  • Preencha o interior de cada calçado com meias, saquinhos ou até papel, para que ele não perca seu formato original.
  • No caso dos sapatos de camurça ou nobuck, utilize um produto específico vendido em lojas de sapatos para impermeabilizar e amenizar o efeito dos pigmentos nesse tipo de tecido tão delicado. O produto não impede totalmente a sujeira, mas ajuda bastante.
  • Uma artimanha que dá certo no caso de sapatos de camurça ou nobuck: se eles forem claros e estiverem sujos, utilize uma borracha branca limpa no local da sujeira.

Higiene dos pés

Finalmente, manter a higiene pessoal é fundamental. Para manter a saúde dos pés, seque-os bem antes de colocar os sapatos. Produtos antissépticos também são válidos para amenizar odores fortes e desagradáveis.

Fontes: Cristina Lopes, coordenadora técnica da Doctor Feet e Ana Letícia, consultora de imagem.

Compartilhe isso:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário