Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Como guardar e conservar botas

Shutterstock / hxdbzxy

Por causa de seu formato e material, as botas exigem alguns cuidados especiais para não estragarem. Confira dicas para guardá-las de maneira correta e conservá-las por mais tempo.

Como conservar botas

  • Guarde-as sempre secas, qualquer resto de umidade pode causar manchas e deformações. É importante também que o cano da bota não seja dobrado no armazenamento.
  • Utilize sempre meias limpas e, se necessitar, talcos para os pés. O indicado é não utilizar a mesma bota por dias seguidos. Deixá-las “respirar” faz bem para todos os materiais.
  • Na limpeza, nunca molhe com grande quantidade de água, e nada de deixar atrás de geladeira ou usar secador de cabelos. Deixe de lado também qualquer produto químico ou abrasivo, ou os que não seja apropriado para calçados.
  • Se não conseguir resolver o problema da sujeira em casa, procure um sapateiro ou até algumas lojas de calçados que realizem esse procedimento. Não insista em retirar alguma mancha de qualquer jeito.

Para limpar e conservar as botas de acordo com o material

Shutterstock / Photobac
  • Couro ou courino: limpe com uma flanela umedecida toda a superfície. Para mantê-la bonita vale utilizar um impermeabilizante. Sprays, graxas e pomadas evitam o ressecamento e dão brilho. Uma boa dica caseira é passar um pouco de creme hidratante comum ou óleo de amêndoas, retirando o excesso com uma flanela.
  • Camurça ou nobuck: primeiramente, vale lembrar que a camurça é um dos materiais que mancham com mais facilidade através da umidade, portanto, cuidado com a água nesse material. Passar um impermeabilizante específico para calçado desde o primeiro uso e reaplicá-lo com frequência pode preservar o material. Uma escova de cerdas bem macias é ideal para a limpeza e remoção de sujeiras.
  • Couro tipo croco e cobra: utilize apenas flanela ou pano macio seco para retirar a sujeira que se acumula nas texturas.
  • Couro envernizado: use panos bem macios pouco umedecidos. Jamais utilize escova, pois elas podem riscar o verniz.

Dicas para guardar as botas

  • A melhor maneira para conservar qualquer material e manter a forma da bota é guardá-la com o cano sempre esticado, de preferência na vertical.

Fontes: Simone Serrano, personal organizer da Organizzarte e Fernanda Sarruf, organizer.

Compartilhe isso:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário