Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Como organizar uma viagem em família

Shutterstock / Andresr

Viajar em família pode ser uma experiência incrível. Confira algumas dicas de organização e planejamento para vocês aproveitarem esses dias ao máximo.

Dicas para uma viagem tranquila em família

Shutterstock / NAN728
  • O ideal é que o planejamento seja feito e finalizado com no mínimo dois meses de antecedência. Quanto antes, melhor.
  • Os documentos de todos os viajantes devem estar em bom estado. Certifique-se de que o passaporte e o RG estejam válidos, caso a viagem seja para o exterior. E se o país de destino exigir visto, faça o processo com bastante antecedência para evitar imprevistos.
  • No caso de viagem para o exterior, faça um seguro saúde para todos os viajantes, e deixe a mão as informações de como acioná-lo em caso de emergência. Não se esqueça de comprar moeda estrangeira com antecedência e desbloquear seu cartão de crédito para uso nos países em que vai visitar.
  • Não deixe as reservas para última hora.  Assim que o local estiver decidido, faça a reserva do hotel ou local escolhido para o número exato de pessoas.
  • Estude bem sobre o destino, procure pontos interessantes de serem visitados, incluindo lugares divertidos para as crianças (se for o caso). Existem muitos sites, blogs e guias impressos que dão dicas bem interessantes para diversos locais.
  • Estude também o clima do local para a época da sua viagem e faça as malas de acordo com isso. Faça uma lista do que vai precisar com certa antecedência, assim dá tempo de comprar peças que estejam faltando.
  • Tente não lotar as malas, pois durante a viagem geralmente compramos algumas coisinhas, então procure deixar lugares livres, pensando também no peso para não pagar por excesso de bagagem.
Shutterstock / racorn
  • Seja de avião ou  carro, se tiver crianças na viagem, não se esqueça de levar algo para entretê-las no caminho, como jogos, um tablet e brinquedos que não ocupem muito espaço.
  • Se você tiver animais de estimação, veja com antecedência com quem deixá-los: alguém conhecido, hotelzinho ou cuidadores de animais (já existem startups em que você busca cuidadores que moram perto da sua casa). Se for levá-lo junto, caso a viagem seja de avião, informe-se antecipadamente com a companhia aérea quais são os procedimentos  e custos para transportar seu bichinho.
  • Se optar pela viagem de carro, não se esqueça de fazer a revisão pelo menos um mês antes de viajar, pois caso o veículo precise de manutenção, dá tempo de fazer tudo, afinal, problema mecânico na estrada é a última coisa que alguém deseja. E não se esqueça de calibrar os pneus na hora da viagem. Procure saber quantos pedágios tem no caminho para não ser pego de surpresa.

Dica esperta

Uma alternativa que está cada vez mais em alta é procurar os pacotes fechados de viagem, com tudo incluso, de refeições a passeios, ou em que você pode optar e montar o seu roteiro, o que pode ser mais econômico.

Fontes: Silvia Rodrigues, gerente geral da 2be study e Guilherme Freitas, agente de viagem.

Compartilhe isso:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário