Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Como organizar a casa ambiente por ambiente

Shutterstock/casadaphoto

Não precisa gostar de cozinhar para querer ficar na cozinha. É sempre um lugar de encontro, de bate papo, de confraternização. Entender o dia a dia dos moradores é fundamental para que possamos dividir bem os espaços. Mas o básico serve para todos os estilos de vida.

Dividir conforme o uso

  • Louças do café da manhã próximas à mesa;
  • Talheres, facas e tábuas próximas à pia;
  • Panelas e assadeiras junto ao fogão;
  • Copos agrupados e alinhados conforme o modelo e o tamanho.

Uma das principais fontes de desorganização em uma cozinha é a despensa. Por isso é importantíssimo mantê-la sempre arrumada. Mas como?

Divida tudo em prateleiras

A despensa deve ser um local para ingredientes fechados e deve ser trancada, senão você não mantem a organização da despensa. Neste local tenha várias prateleiras.

  • Uma para os itens básicos como arroz, feijão, sal, farinhas, óleos, azeites, grãos em geral;
  • Outra para latarias, temperos e especiarias;
  • Mais uma para bolachas, achocolatados, torradas, salgadinhos;
  • Bebidas (latas, caixas e garrafas) merecem também uma prateleira, de preferência na última.

Copa

Shutterstock/Iriana Shiyan

Ter uma espécie de louceiro na copa é o ideal. Nesse espaço, arrume os itens da seguinte forma:

  • Baixelas e outros itens de prata devem ser embalados em sacos de feltro escuro e etiquetados, para não precisar ficar abrindo sempre. A prata mancha com facilidade. Essa forma é mais prática, mas há quem prefira embalar peça por peça em filme plástico (aqueles de cozinha mesmo);
  • Copos e taças de cristal de acordo com a altura. Uma dica: comece da esquerda para a direita, com as taças de champagne, depois água, vinho tinto, vinho branco e licor. Facilita demais;
  • Gavetas para os faqueiros são o máximo. Todas forradas, é claro.

Closets e armários de roupas

Shutterstock/Pavel L Photo and Video

Aqui as dicas são inúmeras, pois sabemos o quanto é fácil deixar um closet bagunçado por conta da correria do dia a dia. Ter cabides iguais já é um grande começo para a organização do closet. Se você divide o closet com o marido, por exemplo, eleja uma cor de cabides para ele e outra para você. Isso vale também para armários de irmãos que dormem juntos. Facilita até para quem cuida da sua roupa em casa.

Mas, para começar bem essa arrumação, é preciso “dar uma geral” nas roupas. Faça perguntas a você mesmo: há quanto tempo não uso essa roupa? Fica bem em mim ou comprei por comprar? Preciso mesmo ficar com ela?

Depois dessa triagem, vai ser mais fácil. Algumas dicas:

  • Organize as peças das cores claras para as escuras;
  • Dos tecidos finos para os mais encorpados;
  • Do social ao esportivo;
  • Das curtas às longas;
  • Mantenha sempre os cabides para o mesmo lado, com as roupas penduradas da mesma forma;
  • Não misture as coisas. Faça gavetas separadas para calcinhas, sutiãs, echarpes e lenços, bijuterias, camisetas brancas, camisetas coloridas, roupa de praia;
  • Caixas são boas soluções para tudo. Desde que estejam etiquetadas para você saber o que está lá dentro;
  • Faça força para não ir jogando as coisas lá dentro. Uma vez organizado, fica mais fácil manter.

Quarto de criança

Shutterstock/Sklep Spozywczy

Eis um item difícil… Mas como tudo na vida é aprendizado, é bom que desde pequenas as crianças saibam o quanto é importante manter as coisas em ordem. Reveja com seus filhos quais os brinquedos que eles realmente usam. É uma hora excelente para fazermos doações para quem precisa.

Para a organização, caixas plásticas transparentes são fundamentais. Coloque uma etiqueta para a criança saber o que é para guardar em cada uma delas, e é claro, ajude-a a fazer isso sempre. Uma hora ela vai fazer sozinha, acredite.

Revistas e livros

Shutterstock/Quang Ho

Antes de começar a arrumar, reveja principalmente as revistas para saber se vai ou não guardá-las. Não tenha medo de arrancar as páginas e só guardar aquilo que interessa. Faça um caderno com esses recortes e você vai ver que ficará muito mais fácil encontrar suas matérias favoritas. Depois disso, agrupe sempre por assunto e por data. As mais recentes ficam sempre em primeiro.

Organizar os livros não é colocá-los nas prateleiras só por ordem de tamanho. Da mesma forma que as revistas, os livros devem ser agrupados por temas e dentro dos temas, por autores. É claro que isso não é tão simples, mas com boa vontade e tempo, dá para fazer. Se preferir um jeito mais simples de arrumá-los, ordene por coleção, tipo de capa e altura. Vai ficar bonito também.

Estante de tv e adega

Shutterstock/Dmitry Pistrov

A sala é um lugar de todos da casa e, portanto, deve estar sempre em ordem. E nada de entulhar muitos móveis, pois isso não é nada inspirador para a organização. As estantes de TV devem ser funcionais hoje em dia. São equipamentos, videogame, jogos, além dos DVD´s e dos CD´s.

Organize as gavetas de CD da seguinte forma

  • Nacionais e internacionais por gênero e ordem alfabética. Parece neurose, mas vai ser muito mais fácil encontrar um CD na sua coleção.
  • DVD por gênero também: filmes, musicais, shows, infantis.
  • Caso queira, coloque também nessa estante alguns livros, lembranças de viagens, adornos. Sempre com muito critério.

Adega

Divida sua adega por região e identifique as garrafas com uma etiqueta pendurada no “pescoço” delas. Informações sobre o vinho devem constar nessa etiqueta, para facilitar ainda mais. Tente manter um fichário com suas anotações pessoais sobre todos os vinhos. Isso pode virar uma boa diversão.

Fonte: Adriana Saade, personal organizer. 

Compartilhe isso:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário