Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Como organizar quarto infantil

Organare / Regiane Deppe

O quarto

Quem tem criança geralmente tem a casa associada a brinquedos e roupas para todos os lados, mas esse não precisa ser motivo de desespero para os pais. A organização das roupas e brinquedos que se multiplicam a cada data comemorativa é possível sim, e pode ser favorecida com a decoração, disposição de móveis e acessórios organizadores.

Xô, bagunça

Antes de pensar em guardar, o ideal é se livrar do que não serve mais. A doação ou reutilização dão espaço para renovar. É bacana rever tudo pelo menos uma vez a cada dois meses, principalmente em uma fase onde, roupas, brinquedos e cacarecos são descartados rapidamente.

Organização de brinquedos

Shutterstock / Monika Olszewska
  • Separe as seguintes categorias: brinquedos não usados e fora da faixa etária da criança, brinquedos quebrados ou faltando peças e brinquedos para guardar;
  • Se seus filhos compartilham o mesmo quarto, o melhor é organizar separadamente as coisas de cada um. Use prateleiras e gavetas mais baixas para os menores e as mais altas para os maiores;
  • Tapete em EVA é perfeito para hora da brincadeira;
  • Se a ideia é economizar, as soluções podem vir do reaproveitamento de potes de sorvete e de caixas de presente de papelão para guardar miudezas;
  • Os brinquedos sempre em vista e em mãos facilitam na hora das crianças ajudarem;
  • Caixas, baús, potes e organizadores são essenciais. Você pode criar categorias para dividi-los, e é sempre importante identificar tudo, letras coloridas e divertidas podem integrar a organização e a decoração, se a criança ainda não souber ler, etiquetas com desenhos (impressos) são uma boa.
  • Quarto espaçoso: Vale colocar os cubos de nicho na parede, eles são super práticos, sem contar que podem ser colocados por nós mesmos na altura das crianças.
  • Quartos pequenos: Ganchos atrás da porta, com baldes que armazenam os brinquedos pendurados.

Organização de roupas

Shutterstock / Risteski goce
  • Categorizar por estações do ano (roupas de frio e roupas de calor);
  • Deixe sempre visível o que é para o momento, principalmente para os recém nascidos, ou bebês de até 2 anos. A organização por tamanho é funcional, por exemplo, no enxoval de bebê é comum comprar roupas para a fase de crescimento, que acontece muito rápido, então, deixar as que servem por cima, facilita e ajuda na hora de guardar em outro espaço, ou doar;
  • Deixe uma parte somente para os uniformes, o fácil e rápido acesso é importante pela utilização constante;
  • Os conjuntos devem permanecer unidos;
  • Cabides são os melhores amigos dos armários e deixam tudo com a visualização mais fácil;
  • Guarde roupas íntimas e meias em organizadores (colméias) em uma gaveta separada somente para elas.

Ajuda das crianças

Divulgação / Astra

A ajuda das crianças nessa hora é um fator bem bacana e que pode começar a ser trabalhado a partir dos dois anos. Nessa fase, eles ainda organizam da maneira deles e os pais terão de interferir, mostrando, de um jeito sutil, a forma correta, mas já vale como exercício.

A partir dos cinco anos, a criança pode assumir algumas responsabilidades. Com cerca de sete terá habilidade e maturidade necessárias para cuidar de seus pertences. Para despertar o interesse, que tal fazer uma gincana na hora da arrumação? Por exemplo, quem guarda mais rápido, quem faz primeiro… Vale também colocar um cesto próximo a caixa de brinquedos, simulando pontuação ao arremessar.

Fontes: Bebel Marrey Ferreira,  Regiane Deppe, da Organare, Paulo Freitas, líder de desenvolvimento da Astra e Paola Carnevale, organizadora profissional.

Compartilhe isso:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário