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Prateleiras para organizar a despensa

Beto Goes

Para uma boa organização de despensa é necessário termos um local trancado para os ingredientes fechados que estão em estoque. É mais fácil os gulosos pegarem os produtos deste local do que procurar os já abertos que estão em latas. Isto atrapalhará sua organização, daí a necessidade de tranca onde se armazena o estoque mensal de ingredientes.

Organizando a despensa – estoque

  • A principal dica para se organizar uma despensa é dispor os produtos em fileira nas prateleiras. Os alimentos recém-comprados devem ir sempre para o fim da fila, assim, os posicionados à frente vão vencer mais rapidamente e devem ser usados em primeiro lugar;
  • Nada ficará amontoado. Teremos assim a visualização da quantidade disponível;
  • Atrás de um vidro de picles sempre existirá outro vidro de picles. Atrás de uma caixa de chá sempre existirá outra caixa de chá.

Separe os ingredientes por categoria

  • Uma despensa bem-organizada deve ter sua arrumação por categorias. Coloque em uma prateleira os produtos salgados, na outra doces, numa terceira produtos matinais e assim por diante;
  • Produtos salgados: óleos, azeite, vinagre, sal, e outros temperos devem ser colocados juntos. Depois, farinhas, arroz, feijão, etc. Latarias salgadas, como molhos, ervilhas, palmito, maionese etc.;
  • Produtos doces: Latarias doces, açúcar, café, leite condensado, baunilha, mistura para bolo, farinhas etc.;
  • Produtos matinais: achocolatados, leite em pó, cereais, bolachas etc.;
  • Caso não haja um armário na cozinha que possa ser trancado para comportar todos os mantimentos do mês ou da quinzena, prateleiras com portas que tenham chave podem ser colocadas na área de serviço ou em outro lugar seco e ao abrigo do sol;
  • Para facilitar a organização deste espaço devemos colocar etiquetas nas prateleiras seguindo a ordem da lista de compras assim, no momento de ver o que está faltando, no final do mês ou a cada 15 dias fica bem fácil. Olha-se na prateleira e na sua lista de compras, sabe-se quanto devemos ter de tal produto, marca-se apenas a quantidade para completar o estoque mensal;
  • Deixar nas prateleiras da despensa-estoque apenas os produtos que ainda estão fechados e manter na cozinha aqueles que já foram abertos colocando-os em latas de mantimentos bem vedadas para evitar a contaminação ou até mesmo a deterioração;
  • Caso a despensa esteja bem organizada é fácil saber o que está faltando. Basta comparar o que tem no estoque com a lista de compras para saber o que precisa ser comprado.

Dica esperta da Bbel:

  • Caso algum ingrediente falte, não faça esta compra no meio do mês, esta é a única maneira das pessoas se adaptarem ao seu sistema: “compras só uma vez ao mês”;
  • Diga a quem cozinha, que no mês seguinte irá comprar mais do que faltou, assim ajustando as necessidades da família;
  • Você não precisa que ninguém lhe lembre o que deve comprar. Seja firme e nada faltará e ninguém ficará te amolando.

Conte com ajuda de funcionários domésticos

  • Caso você prefira ir ao supermercado toda semana a sistemática deve ser a mesma, mas isto só deve ser feito se não tiver local fechado para armazenamento do estoque mensal ou quinzenal. Comprar por mês ou por quinzena, facilita sua vida, mas tudo pode ser adaptado ao cotidiano das famílias;
  • Todos os membros da casa já sabem que antes de pensarem em fazer uma receita devem ver se contam com os ingredientes na despensa trancada;
  • Explique o seu sistema para todos. Não é que não querer comprar o ingrediente e sim que não querer ir às compras na hora que algo acaba. Poupe-se.

Exemplo:

  • Caso tiremos da despensa fechada a última lata de óleo e ainda temos uma semana para a compra de mês, não vamos fazer frituras e sim economizar o óleo para que ele não falte;
  • O mesmo procedimento com o açúcar e assim por diante;
  • Na próxima compra de mês podemos analisar se devemos aumentar a quantidade a ser comprada ou pedir mais economia no uso destes ingredientes. Vai depender do orçamento de cada família.

Dicas para armazenar produtos abertos

Shutterstock/Jiri Vaclavek
  • Ao abrir um produto mesmo que use só uma quantidade mínima ele deve sair do local trancado onde fica o estoque de mantimentos mensal ou quinzenal. Deve ir para o armário da cozinha onde estão os produtos abertos;
  • Especiarias devem ser colocadas as em potes tampados, assim seu sabor e aroma serão preservados além de ficarem visualmente mais bonitos;
  • Grãos, farinhas, macarrão, quando abertos devem ser colocados em latas de mantimentos ou vidros bem fechados;
  • Bolachas, salgadinhos e guloseimas devem ser colocados em potes de vidro para facilitar a visualização e manter mais organizadas as prateleiras;
  • Alimentos frescos como a cebola e o alho, batata e outros tubérculos devem ser colocados em recipientes abertos (as cestas são ótimas para armazená-los) pois, ao mantê-los em pacotes ou potes fechados podem ter a sua deterioração acelerada;
  • Óleos e temperos, devem se colocados em uma bandeja forrada com papel xuga para não sujar a prateleira.

Ingredientes em uso

  • Produtos abertos ficam em prateleiras perto do fogão para facilitar seu uso, por quem está cozinhando;
  • Petiscos como bolachas, salgadinhos que estejam abertos, acondicionados em latas bem vedadas e também pães e os matinais devem ser guardados em armário mais longe do fogão onde possam ser acessados com facilidade para os da casa fazerem um lanchinho.

Organize-se e tenha sossego! Coragem, você consegue! Basta fazer esta organização se tornar um hábito.

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