Em termos de organização, não faz diferença se o banheiro for compartilhado por dois meninos, duas meninas ou menino e menina, pois segue o princípio de que o que for de uso comum deve ficar junto e o que for individual será separado e identificado.
- Caso os irmãos tenham entre dois e 11 anos, terão itens muito similares. No caso de um deles ser bebê e se a mãe preferir guardar a maioria dos produtos no banheiro, eles ocuparão mais espaço que os do outro irmão. Se um deles for adolescente, também terá itens bem diferentes e, provavelmente, irá pedir a separação do que é seu.
Dica esperta da BBel
Uma conversa amistosa explicando como a organização está sendo feita e trazendo as crianças para participar, faz toda a diferença, elas aprendem a respeitar o que é do outro.
Itens individuais
- Estabeleça setores, como uma prateleira ou nicho para cada.
- Cada um deve ter seu cesto ou gaveta para os itens que usam separadamente, como presilha de cabelo, maquiagem, gel, perfume etc.
- Para identificar o que é de cada um, use etiquetas, como bolinhas de duas cores ou personagens de desenhos.
- As escovas de dente devem ter cores diferentes e, se possível, manter o padrão, por exemplo, de um sempre azul e do outro verde, independente do modelo. Também se pode ter porta-escovas separados e personalizados.
Como organizar o ambiente
- Para o ambiente ficar mais clean, tenha todos os cestos e organizadores do mesmo modelo, de preferência, branco ou transparente. Porém, nada impede que cada irmão tenha uma cor diferente.
- Utilize organizadores de plástico. Evite os de material natural porque têm propensão a mofar; se for o caso, opte pelo bambu.
Dica esperta da BBel
Para que tenham independência, deixe os produtos ao alcance das crianças.
Fontes: Bebel Marrey Ferreira, Ingrid Lisboa e Fernanda Moreira – organizadoras profissionais.