O final do ano chega e com ele o tão esperado 13º salário. Algumas pessoas traçam planos para esse dinheiro extra ainda no começo do ano. Mas quais são as melhores formas para aproveitá-lo? A resposta dos especialistas é unânime se você tem contas a pagar: faça um planejamento e quite as dívidas.
Dica esperta da BBel
- Para quem tem dívidas em atraso, vale priorizar o pagamento, assim evitar os altos custos de juros cobrados pelos mercado.
Organizando os gastos
- Manter algum endividamento pode ser a saída para quem quiser gastar com as festas de final de ano, por isso é importante se organizar para que o saldo devedor seja compatível com o salário;
- O critério para estabelecer as prioridades de pagamento é a taxa de juros cobrada, que geralmente é maior no cartão de crédito e no cheque especial;
- Para quem quer aproveitar o salário extra nas festas de fim de ano, alguns fatores devem ser considerados na hora de planejar:
- É ideal que os gastos não ultrapassem 70% do valor do 13º salário;
- Faça uma lista lista de presentes e estipule um valor máximo a ser gasto evitando ultrapassá-lo;
- O dinheiro também pode ser utilizado para pagar os impostos de começo de ano;
- Para quem tem filhos na escola, mensalidades, faculdade e material escolar também precisam ser considerados.
Faça um planejamento
- Uma opção para usar o dinheiro extra é adiantar o pagamento das contas que vencem no início do outro ano. Para que esse pagamento seja vantajoso é preciso que o desconto seja maior ou igual a 1% ao mês;
- É preciso estar atento para poupar o máximo possível. de preferência recebendo retorno desse valor, liquidando o máximo de dívidas nos primeiros meses do ano;
- Com disciplina, organização e controle é possível fazer o 13º render frutos. Investimentos são opções vantajosas. Veja se é possível investir parte do valor recebido.
- Consulte um gerente de conta ou uma consultoria financeira para encontrar fundos que estejam alinhados aos seus prazos e sonhos.
Fontes: Bebel Marrey Ferreira; Fádua Sleiman, diretora do Conselho Nacional da Mulher Empresária; Edson Sadao, doutor em administração pública e governo.