Quem não gosta de uma cama bem feita, com lençóis macios e cheirosos? Veja dicas para lavar, guardar e conservar as roupas de cama como novas.
Frequência de lavagem
Edredons, cobertores, coberdrons e mantas
- Se as peças forem utilizadas apenas no inverno, lave-as antes e depois de começar o uso em cada ano. Se na sua região o uso é mais intenso, lave-as a cada três ou quatro meses. E se você usa um edredom ou coberdrom para cobrir a cama diariamente, lave-o mensalmente.
- Quanto menos se lava um cobertor e uma manta, mais estas peças duram. O segredo é conservá-las limpas. Se usadas com cuidado, elas não precisam ser lavadas com muita frequência, apenas arejadas.
Lençóis e fronhas
Por serem utilizados diariamente em contato direto com o corpo, devem ser lavados uma vez por semana. Em períodos de calor, a troca pode ser realizada duas vezes por semana.
Colchas
Se forem usadas todos os dias para cobrir a cama, a lavagem mais adequada é a quinzenal.
Higienização da cama
Aspirar regularmente a cama também é importante para evitar o acúmulo de poeira e pelos de animais (quando eles têm acesso à cama). Outra dica é abrir janelas e cortinas do quarto diariamente, pois a ação dos raios solares também ajuda a eliminar odores desagradáveis e bactérias que circulam pelos tecidos.
Dicas para lavagem
- Só utilize a máquina se a etiqueta indicar.
- Lave as peças separadas das demais roupas.
Como tirar manchas
- Molho e ketchup: fazer uma pré-lavagem manual com sabão neutro e água no local da mancha para retirar o excesso e depois lavar normalmente com os produtos de seu uso.
- Vinho: por se tratar de um corante natural muito forte, ele deve ser removido rapidamente. Há a necessidade de lavar com o detergente comum e fazer um alvejamento com água quente com o mesmo detergente e algum peróxido, deixando agir por 14 minutos. Porém, se a mancha ficou por muito tempo antes de lavar, dificilmente será removida.
- Gordura: geralmente saem com a lavagem comum. Caso persista, faça uma pequena solução de detergente de cozinha com removedor, passe sobre o local, deixe agir por 5 minutos e depois lave normalmente a peça.
Como lavar lençóis e fronhas
- Podem ser lavados em máquina normalmente, se o tecido for sensível, coloque em um saco de proteção;
- Use sabão neutro;
- Não deixe de molho;
- Nunca use água sanitária;
- Não misture cores diferentes no processo de lavagem;
- Para reavivar lençóis amarelados, deixe de molho por 2 horas em água morna com 40 g de tira-manchas antes de lavar.
Como lavar cobertores
- Lave em água morna e com sabão neutro;
- Evite esfregar para não estragar o tecido;
- Deixe secar bem para evitar mofo;
- Não passe.
Como lavar edredons
- Só devem ser colocados na máquina, se a capacidade for compatível com o peso, caso contrário, é adequado levar em lavanderia.
- Deixe secar na sombra. Se for passar, procure ajustar o ferro a uma temperatura de 110ºC;
- Edredons de matelassê não devem ser passados, pois com o calor e o peso do ferro, o produto pode perder volume;
- É indicado arejar a peça periodicamente, colocando-a na secadora quente (se a etiqueta indicar) ou pendurando-a ao ar livre por algumas horas.
Dicas para guardar roupa de cama
- A roupa de cama deve ser dobrada e guardada em local fresco. No caso de peças usadas com pouca frequência, sacos a vácuo são perfeitos para otimizar espaço, além de serem ótimos na prevenção de mofo e ácaros. E na hora de utilizar, a roupa de cama ainda estará cheirosa, pois o saco a vácuo não permite a entrada de poeira ou sujeira.
- Para otimizar o espaço no seu armário, guarde o jogo de lençol todo junto, ou seja, dobre o lençol sem elástico normalmente, mas antes de fazer a última dobra, coloque dentro o lençol de baixo já dobrado no mesmo tamanho e as fronhas, e só ai faça a última dobra. Assim eles ficam juntos parecendo um pacote, economizando espaço e facilitando sua vida na hora.
Fontes: Heloísa Sundfeld, do Help Personal Assistant e Ricardo Monteiro, da Quality Lavanderias e Prima Clean.