As roupas pretas são coringas, pois combinam com tudo e não saem de moda, porém, sua lavagem muitas vezes gera dúvidas, já que elas facilmente juntam fiapos e bolinhas ou desbotam. Veja como evitar esses inconvenientes e manter as peças pretas com aparência de novas por mais tempo.
Pré-lavagem
- Primeiro, separe as peças pretas das brancas e coloridas. Cada tipo deve ser lavado isoladamente.
- Separe também as roupas com tecidos que podem soltar fios e grudar nas outras peças, como lã, moletom e toalhas.
- Se tiver fiapos na roupa preta, retire-os antes de lavar com rolo adesivo tira-pelo. Após a secagem, se a peça voltar a apresentar pelos, retire-os novamente. Não é recomendado usar lâmina de barbear para essa finalidade.
- Manchas também devem ser removidas antes da lavagem, com produtos adequados para cada tipo de tecido.
- Coloque as roupas na máquina no avesso.
- Para peças propensas a juntar pelos e peças delicadas, recomenda-se usar saco de proteção.
Lavagem
As bolinhas são resultantes da ação mecânica (atrito), seja durante o uso ou no processo de limpeza, quando parte das fibras se desprendem e se enrolam umas nas outras. Portanto, quanto mais longo e intenso o programa de lavagem, maior a chance de elas aparecerem. O mesmo vale para os pelos. Utilize o ciclo suave para que nenhuma peça seja danificada.
- Para que as roupas pretas não desbotem, evite deixá-las de molho e lavagens longas com muita ação mecânica.
- Use sabão líquido especial para roupas escuras.
- Não use alvejante nem água quente, que pode levar ao encolhimento.
- Roupas muito delicadas devem ser lavadas à mão ou, se possível, a seco em uma lavanderia especializada.
Pós-lavagem
Para a secagem, não coloque as roupas pretas no sol. O ideal é secá-las à sombra para que não desbotem. Também evite pregadores, que podem deixar marcas. Pendure peças finas, principalmente de lã e seda, no cabide. Já as malhas devem, preferencialmente, secar na horizontal (deixando a roupa esticada sobre superfície plana).
Todo cuidado é pouco
Lembre-se de que:
- O excesso de sabão ou de amaciante pode danificar as fibras do tecido.
- Se quiser lavar peças pretas com jeans escuro, por exemplo, teste a peça antes com um chumaço de algodão molhado. Se não soltar tinta, não tem problema misturar, desde que a lavagem seja em água fria.
- Para roupas que soltam tinta, vale a dica caseira de colocar sal na água para reter a cor. Porém, é preciso tomar alguns cuidados: a medida recomendada de sal é uma colher de café por litro de água, mas o sal não deve ser colocado diretamente na roupa. Dilua previamente o sal num copo com água, mexa bem, acrescente essa mistura à água da lavagem e só depois coloque a roupa.
- Tecidos sintéticos, como poliéster, podem ficar de molho e ir à secadora.
- Alguns tecidos exigem lavagem no ciclo suave. Para lã e seda, por exemplo, selecione programa curto e de baixa ação mecânica e, mesmo assim, a lã pode encolher e a seda, esbranquiçar ou “quebrar” (ficar com marcas de amassado que não saem).
- Com o tempo e constantes ciclos de lavagem, as máquinas de lavar vão acumulando sujeiras e gorduras em seu interior. Para fazer a limpeza do tambor da lavadora, uma dica é colocar um litro de vinagre e efetuar um ciclo de lavagem normal sem roupa dentro.
Fontes: Maria Alzira Linares, proprietária da Lavasecco; Anelise Pineli Amaral, do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento das marcas OMO e Comfort; e equipe GetNinjas.