Que as gravatas dão um charme ao visual não é novidade, mas para ter um look impecável é preciso que a peça esteja bem cuidada. Confira algumas dicas para lavar, secar e guardar esse item delicado.
Como lavar e secar gravatas
- Nunca utilize a máquina de lavar, pois pode danificar a estrutura dos tecidos e o formato da gravata. A lavagem à mão deve acontecer de maneira muito delicada, com água e detergente neutro, sem esfregar, apenas passar suavemente água com detergente com as pontas dos dedos.
- Para as sujeirinhas simples, um paninho macio e úmido basta.
- Sujeiras mais pesadas ou manchas exigem cuidados profissionais. Nesse caso, dê preferência às lavanderias e tinturarias de confiança, pois realizam lavagem a seco adequada à peça.
- Deixe-a secando sempre à sombra, pois o sol pode causar manchas e até deformações.
Lembre-se:
A lavagem das gravatas deve ser evitada até o último instante, ela não precisa ser lavada a cada vez que for utilizada.
Como conservar gravatas
- Guardar a gravata com o nó pode danificar a peça, portanto faça o nó somente na hora de usar e na hora de guardar o desfaça e alise com as mãos o tecido da gravata.
- Ao andar de carro, jamais coloque o cinto de segurança por cima da gravata, pois ele pode deformar o tecido. Passe sempre a gravata por cima do cinto.
- Na hora de guardá-las, pode-se tanto enrolar sem apertar muito ou esticá-las em cabides ou acessórios próprios para gravatas.
- Nunca utilize pregadores, pois podem marcá-las.
- Se precisar passar com ferro, coloque sobre a gravata um tecido branco, limpo e que não solte fios, para que o ferro não entre em contato direto com a gravata. Use sempre a temperatura adequada ao tipo de tecido e nunca deixe o ferro sobre a gravata por muito tempo, apenas o suficiente para retirar rugas.
Dica esperta
Pendure a gravata no banheiro para que o vapor quente do chuveiro “amoleça” o tecido e desfaça o amassado. Em seguida, direcione o jato de vapor quente do ferro de passar sem encostar no tecido.