Existe uma série de acabamentos para parede a base de tinta, mas existe também o revestimento de tecido. Ele vem sendo muito utilizado nas decorações e esse tipo de revestimento deixa o ambiente mais aconchegante.
Tipos de revestimentos têxteis
Há vários tipos de tecidos apropriados para este tipo de revestimento:
- A seda feita em tear manual de aparência rústica é uma opção, mas tem também o linho, ou então os tecidos mistos de algodão com seda e linho com seda.
Aplicação
- Não é qualquer tecido que pode ser aplicado na parede, é necessário que sejam tecidos dublados. Este é um tratamento que reforça as tramas e evita deformidades durante a aplicação.
Há duas formas de aplicar:
- A primeira é colá-lo direto na alvenaria;
- E a segunda é aplicá-lo antes sobre uma espuma adaptada num MDF, num efeito capitonê.
- Você pode optar por um tecido estampado para complementar a decoração. Uma dica é utilizar cores sóbrias, assim você não irá enjoar da estampa, além disso, será mais fácil de combinar com os elementos da decoração;
- Para ficar ainda mais bonito, você pode repetir o tecido da parede nos estofados, cortinas e almofadas. Aposte em texturas, cores e estampas diferentes;
- Caso o tecido seja muito delicado, é indicado tomar cuidado quando crianças e bichos de estimação estiverem no local com o revestimento.
Como limpar
- Para limpezas mais pesadas no dia a dia, use um pano úmido com sabão neutro;
- É bom eliminar a poeira com o aspirador de pó, uma vez por mês.
Gostou da dica desse revestimento? Se fizer na sua casa, me conte nos comentários.
Beijocas estaladas!