Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Como cuidar dos filhotinhos do seu pet

Cuidados essenciais para saúde e bem-estar dos filhotinhos do seu pet.

Shutterstock/ MR.Yanukit

Após o nascimento dos filhotes, a fêmea normalmente fica o tempo todo ao lado da cria e só sai de perto para urinar, defecar e se alimentar. Os filhotes mamam e dormem a maior parte do tempo e a higiene fica por conta da mãe, que através de lambidas os estimula a fazerem suas necessidades e é até normal que ela coma os dejetos deles.

Os filhotes não possuem mecanismos de termorregulação, ou seja, não conseguem manter sozinhos uma temperatura do corpo adequada, por isso é necessário que eles fiquem em um local protegido de correntes de ar, com o chão bem forrado e quentinho.

Os olhinhos fechados só vão abrir com aproximadamente 15 dias de vida e a partir daí já começam a dar os primeiros passos.

A partir dos 25 a 30 dias pós-parto, os dentinhos começam a nascer e as unhas poderão machucar a fêmea no momento da mamada. Ela já não terá muita paciência com os filhotes e eles estarão inquietos, portanto é comum que ela os rejeite nessa fase.

Desmame

Shutterstock/ NANCY AYUMI KUNIHIRO

A substituição do leite materno pela ração deve ser de forma gradativa. Introduza, em pequenas quantidades, papinhas industrializadas próprias para desmame ou ração para filhotes amolecida com um pouco de água morna entre as mamadas e vá aumentando até substituir o leite completamente.

Os filhotes estarão aptos a se separarem da mãe a partir dos 45 dias de vida. Lembre-se que eles não podem ter contato com animais desconhecidos nem andar pelas ruas até que as vacinas estejam em dia para evitar doenças.

Vermifugação

Os filhotes devem ser vermifugados a partir de 30 dias de vida. Recomendam-se duas doses do vermífugo com intervalo de 15 dias entre elas. Existem vários laboratórios fabricantes de anti-helmínticos para cães, mas o ideal é que se faça um exame de fezes antes para escolher o mais adequado.

Em áreas litorâneas existe a ocorrência da dirofilariose. Trata-se de um parasita transmitido por um inseto, que se aloja nas câmaras cardíacas. Se você pretende levar o seu filhote à praia, solicite ao Veterinário a prevenção adequada para esta doença.

Compartilhe isso:
Tags relacionadas:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário