Você tem um filhote de cachorro fofo, mas não tem ideia de como cuidar dele? Siga as dicas de alimentação.
Após o desmame, os cachorrinhos devem comer ração para filhotes até 1 ano de vida. Existem muitas marcas no mercado e o que as diferencia é a qualidade da matéria-prima utilizada na sua produção, o que justifica a variação dos preços. Dê preferência por uma ração de boa qualidade.
Quantidade de ração para cães filhotes
Os fabricantes de ração costumam indicar no verso das embalagens, a quantidade diária ideal de ração, de acordo com a idade e a raça do animal. Caso não tenha um medidor, convém pesar a ração numa balança de cozinha. Isso fará com que você ofereça a quantidade exata de alimento. Às vezes pode parecer pouco, mas é exatamente o que o filhote precisa para crescer ativo e saudável.
No começo, a ração deve ser oferecida de 4 a 5 vezes ao dia em pequenas quantidades e conforme o filhote for crescendo o número de refeições diminui. A partir de 1 ano de vida, quando já é considerado adulto passará a comer apenas 2 vezes ao dia.
Dica esperta da Bbel: Atenção ao tamanho do pelet (grão da ração), pois a espessura pode interferir na apreensão e mastigação do alimento.
Tipos de alimentação
Hoje em dia existem vários tipos de alimentação para cachorros como rações veganas, diet, orgânicas e úmidas, por exemplo. Uma boa ração, dispensa a suplementação de vitaminas e cálcio, pois deve ser balanceada e atender às necessidades de crescimento do seu mascote.
Caso decida mudar de ração, faça de forma gradativa. Misture a ração antiga com a nova e aos poucos substitua a antiga, até que ofereça apenas a nova marca. Isso evitará que o bichinho sinta a mudança brusca.
Além de petiscos, há também quem opte por servir uma alimentação mais natural, incluindo frutas e legumes. Evite oferecer doces e farinha branca. Misturar a ração seca a uma ração úmida pode ser uma boa saída para tornar a ração mais apetitosa, por exemplo.
Em caso de dúvidas, consulte um veterinário.