Existem programas municipais que oferecem castrações gratuitas.
Castrar ou não ainda causa muita controvérsia entre donos de cães e gatos. Entender melhor o procedimento cirúrgico da castração e em qual situação é necessária ou vantajosa é a melhor solução para tomar uma decisão.
A primeira consideração a ser feita é que castrar implica em não haver crias. Portanto, se você pretende algum dia cruzar o seu animal para obter um descendente, esqueça essa possibilidade.
A cirurgia de castração
A castração é uma cirurgia rápida com um pós-operatório seguro e os animais se recuperam muito bem. Basta passar os efeitos da anestesia que eles já andam para lá e para cá como se nada tivesse acontecido.
A incisão cirúrgica é pequena e utiliza-se a anestesia geral. O procedimento em si não traz nenhuma consequência negativa para o animal, apenas a ausência da reprodução. É claro que a castração não deixa de ser uma cirurgia, e possui riscos como qualquer outra cirurgia, mas realizando os exames pré-operatórios necessários e escolhendo um profissional criterioso é possível evitar as possíveis complicações.
Vantagens da castração para fêmeas
- A vantagem da castração para fêmeas é a ausência de cio, tanto para cadelas quanto para gatas, o cio às vezes é um grande inconveniente, principalmente se for uma cadelinha ou gatinha de apartamento.
- Em fêmeas, quanto mais precoce a castração melhor, pois previne, por exemplo, o câncer de mama, além de infecções uterinas frequentes nas cadelas mais velhas.
- Ao contrário do que muitos pensam, a fêmea não fica deprimida por nunca ter dado cria, e a castração precoce pode evitar a chance de cadelas desenvolverem câncer de mama no futuro, além de extinguir a possibilidade de infecções uterinas.
- Outra vantagem da castração em fêmeas é a ausência da pseudociese, a famosa gravidez psicológica. Para fêmeas que possuem essa alteração comportamental é indicada a castração como forma de tratamento.
Vantagens da castração para machos
- Machos castrados até 1 ano de vida, diminuem a demarcação de território, ou seja, eles não desenvolvem o hábito de urinar em diversos cantos da casa para marcar o seu espaço. Em adultos, este hábito também diminui pós-castração.
- Gatos castrados quando filhotes perdem o hábito de fuga, que na verdade são passeios frequentes que muitas vezes podem resultar em brigas pelas ruas.
- Prevenção do câncer de próstata.
Tanto em fêmeas quanto em machos, a castração evita a perpetuação de doenças geneticamente transmissíveis, ou seja, doenças como a displasia coxofemoral, epilepsia, sarna demodécica, catarata juvenil etc. Portadores de qualquer uma destas doenças devem ser castrados ou impedidos de acasalarem.
Cães abandonados
Conter a procriação indiscriminada também é uma vantagem da castração. Hoje nascem mais cães e gatos do que há famílias dispostas a recebê-los e criá-los bem. Muitos vão parar nas ruas, abandonados. Existem programas municipais que oferecem castrações gratuitas. Informe-se, pois quem tem responsabilidade pode agir por si e pelos outros que não a têm. A medida mais eficiente para diminuir a população de animais nas ruas é impedir a reprodução descontrolada através da cirurgia de castração.
O mais importante é pensar que a castração pode ser um enorme benefício, pois evita doenças, comportamentos inconvenientes, além de crias indesejáveis. O melhor a fazer é conversar com um Médico Veterinário de confiança.