A máquina de lavar roupas é uma grande aliada no dia a dia, mas se não for bem usada pode danificar muitas peças. Cuidar da lavagem para que as roupas fiquem limpas, sem manchas e se mantenham bem conservadas é um desafio.
A primeira dica é ler o manual de instruções da lavadora, que traz orientações importantes sobre o uso correto do eletrodoméstico. Depois disso, siga alguns passos para a organização das roupas antes da lavagem:
- Verifique as etiquetas das roupas e agrupe as que forem do mesmo tecido.
- Separe as brancas das coloridas e as roupas de cores firmes das coloridas que podem desbotar.
- Se você não sabe se a peça pode soltar tinta, faça o teste. Umedeça um pedaço da bainha, coloque um tecido branco por cima do que foi umedecido e passe-os com um ferro quente. Caso o pano branco absorva a cor da outra peça, significa que ela vai manchar as roupas que forem colocadas na máquina de lavar junto com ela.
- Você também pode separar as roupas muito sujas e lavar com uma programação mais intensa.
- Itens como fraldas, toalhas de banho e moletons costumam soltar fiapos, por isso não devem ser colocados na mesma lavagem que meias e maiôs, por exemplo.
- Se tiver que colocar diferentes tipos de tecidos juntos para completar a carga da máquina de lavar, observe as temperaturas indicadas para a lavagem de cada um deles e use a mais baixa.
O que colocar na máquina de lavar e como colocar
- Nem todas as peças podem ser lavadas à máquina. Verifique na etiqueta de suas roupas quais delas devem ser limpas exclusivamente na lavagem manual. Geralmente, roupas de cama, mesa, banho, jeans, roupas infantis e peças de algodão podem ser colocados na lavadora.
- Não é recomendado lavar roupas, mantas e cobertores de animais, pois a quantidade de pelos pode causar danos ao funcionamento da lavadora.
- Peças pequenas ou delicadas, como meias de seda e echarpes, devem ser colocadas dentro de uma fronha ou saquinho protetor. Isso evitará que os fios sejam puxados ou que se enrosquem em roupas maiores. A mesma orientação vale para peças com enchimento, bojo, aros e alças removíveis.
- Também é indicado fechar os zíperes e abotoar os botões das roupas antes de lavá-las na máquina de lavar. O funcionamento do zíper pode ficar comprometido se ele ficar aberto.
- Pares de meia podem ser presos com alfinete de pressão, para não se perderem.
- Examine os bolsos das roupas e não deixe objetos ou papéis dentro deles.
- Retire os ganchos de cortinas antes de colocá-la na máquina.
Tudo na medida certa
Na hora de pôr as roupas na lavadora, preste atenção para não exceder o peso que a máquina comporta.
Para lavar as peças volumosas, como edredons ou com enchimento de espuma, não considere apenas o peso, mas também se elas não excedem a capacidade do cesto interno da máquina de lavar. Caso sim, lave-as sozinhas.
Certos detalhes na hora de dispor a roupa dentro da máquina podem conferir maior estabilidade do equipamento durante a lavagem, colocar as peças mais pesadas por baixo e as leves em posições intermediárias, por exemplo, são alguns deles.
As lavadoras costumam ter três compartimentos para receber os produtos que serão usados na lavagem, sabão, alvejante e amaciante. Não é obrigatório preencher o compartimento reservado para o alvejante, pois nem todas as peças podem ser lavadas com este tipo de produto.
É possível usar tanto sabão em pó quanto líquido nas máquinas de lavar. A quantidade de sabão a ser usada depende da sujeira da roupa e do volume das roupas. Alguns fabricantes indicam que um copo americano, de 180 ml, é suficiente para garantir a limpeza de peças muito sujas. Não coloque produtos a mais do que a capacidade do compartimento, pois isto pode fazer com que eles vazem ou sejam liberados no momento errado da lavagem, podendo danificar suas roupas.