O ambiente de 46 m2 que nasceu com o intuito de ser uma extensão dos quartos da casa e um ponto de encontro da família, um espaço extremamente aconchegante, charmoso, convidativo e funcional. Um dos grandes diferenciais do espaço, o inovador sistema de hidroponia, permite o cultivo de hortaliças e ervas, remetendo, assim, ao chá, bebida de propriedades relaxantes.
Por se tratar de uma área de grande extensão, uma das preocupações das profissionais foi ambientar todo o espaço de maneira a existir uma ligação de uma ponta a outra. Para tanto, foram utilizados diversos artifícios que se interagem de maneira eficaz. Móveis específicos para varandas de desenho ergonômico e design inovador e dois tapetes de fibras recicladas foram propositalmente locados em um layout “espelhado” aliados a complementos como as arandelas que foram dispostas por toda extensão fazendo esta ligação entre os 23mts de comprimento do espaço.
Tons neutros e claros, tapetes, almofadas, mantas, tecidos de toque macio e um romântico papel de parede favoreceram o bem estar pela escolha de materiais. Simplesmente fazer da varanda um paraíso um paraíso particular: este foi o maior objetivo das profissionais.
Atendendo ao conceito de sustentabilidade, vários materiais forma empregados em nosso ambiente, desde o revestimento usado na parede até o tapete como ornamentação, são ecologicamente corretos e focados no “ecodesign”.
Uma parede totalmente forrada com revestimento que imita com singular perfeição a madeira de demolição, o “EcoMarmo” é feito de resina PET (reciclável) e resíduos de pedra. Dois tapetes chamados de “taPET” confeccionados com fio PET em tear manual, de linguagem contemporânea e ideal para áreas molhadas. Em ambos os casos, os materiais são criados com o objetivo de não degradar a natureza, a partir do reaproveitamento de garrafas PET recicladas.
O sistema de Hidroponia chega para agregar mais uma inovação ao ambiente sustentável. A Hidroponia é um sistema de cultivo sem uso de solo. As plantas são cultivadas em perfis específicos por onde circula uma solução nutritiva composta de água pura e de nutrientes dissolvidos de forma balanceada, de acordo com a necessidade de cada espécie vegetal. Periodicamente, é feito um monitoramento do pH e da concentração de nutrientes, assim as plantas crescem sob as melhores condições possíveis. Pode-se cultivar de tudo um pouco, de hortaliças até flores ornamentais. No nosso caso, trouxemos o cultivo de ervas variadas para o feitio de chás, suposto hobby do morador e fortalecendo o conceito de aconchego proposto para o ambiente. Foi desenhado especialmente pelas profissionais um móvel em madeira de demolição com todas especificações técnicas necessárias para receber um sistema de Hidroponia.
Objetos especiais / Destaques:
- Todas as peças de iluminação foram pensadas e concebidas especialmente para o ambiente em parceria com a loja Abatjour de Arte.
- Tecidos no teto e cortinas nas laterais da Varanda, sugerindo efeito “balinês” e papel de parede: Ana Luíza Decorações.
- Adornos, tapetes, almofadas, mantas e escultura: Arte Oriental. Os tapetes utilizados no ambiente, chamados de Tapet® são criados a partir do reaproveitamento de garrafas plásticas recicladas. 100% confeccionados com fio Pet em tear manual, este tapete de linguagem contemporânea, é ideal para áreas molhadas como banheiros, cozinhas, varandas e terraços. Eles podem ser molhados e lavados.
- Revestimento de parede: Inspirada na resistência do produto pela ação do tempo a empresa Studio Marmo, em Belo Horizonte representada pela Portal Interiores, lança a coleção FOREVER 2009 (linha EcoMarmo) que imita com singular perfeição casca de árvore com peças de 30 x 60cm, feitas de Resina Pet (reciclável) e resíduos de pedras.
- Aparador e mesa lateral em madeira de demolição e bancos Cilindro em imbuia: Casa Design Brasileiro.
- Espelho Spatifilus apoiado na parede, mesas laterais com pés cromados e tampos em laca café, puff com tecido de estampa floral: Líder Interiores.
- Poltronas Deling em madeira e tela branca e Poltronas Ostra em junco artesanal: Mac Móveis.
- Textura aplicada nas paredes: linha Marmoratto, cor C166, Suvinil, em Belo Horizonte representado pela loja Varejão das Tintas.
- Automação e som ambiente: Versão Brasileira.
- Piso porcelanato Cecrisa 60x120cm: Belíssimo.
- Guarda corpo em vidro laminado 19mm: Total Vidros.
- Quadros com fotos da Igrejinha e do Museu de Arte da Pampulha: cedidas pela fotógrafa Meagan Romney.
- Exclusivo sistema de Hidroponia: Naturalis com móvel em madeira de demolição desenhado pelas profissionais e executado pela Top Móveis.