Um espaço de trabalho desconfortável pode tirar sua concentração e tornar suas atividades um fardo, por isso é importante planejar o lugar onde você fará seu home office e compor uma decoração aconchegante.
Pontos a serem considerados
O primeiro aspecto a ser levado em conta para dimensionar o escritório é qual o tipo de atividade que será exercida:
- Caso você passe grande parte do dia no lugar e precise de silêncio, a melhor opção é criar um cômodo exclusivo para o fim. Para isso, é sugerido que seja num dos quartos mais próximo à sala, um corredor da rouparia ou até mesmo um dos quartos de empregados;
- Mas se o espaço se destinar somente à checagem de e-mail e leituras, um cantinho no quarto ou na sala de TV é o suficiente.
O segundo ponto é saber o que será disposto e guardado lá (computador, revistas, livros, documentos e acessórios de escritório) para que móveis e prateleiras sejam planejados ou comprados:
- Uma janela vai iluminar e ventilar o ambiente, mas a luz solar não deve incidir diretamente na tela do computador, pois pode danificar o equipamento;
- A dica para a luz artificial é uso de sancas de luz fluorescente ou um teto todo de vidro com luz por dentro, para iluminação geral, e outra luz focando a área de trabalho;
- Dê preferência para lâmpadas econômicas e amarelas, pois a luz fria branca provoca nervosismo e agitação a quem está embaixo dela. E dependendo do seu foco dificulta até a leitura em papel;
- A escolha das cores deve tender a tons neutros e repousantes como off white, branco e pastel.
A postura correta também é um quesito relevante:
- A altura padrão da bancada é 75 centímetros, mas pode ser adaptada à estatura de cada usuário;
- Cadeiras devem estar em uma altura que permita o bom apoio dos pés no chão sem pressionar a parte de trás das pernas;
- As cadeiras sem regulagem de altura nunca devem ser usadas em lugares de longa permanência como um home office.
Os fios podem ser escondidos embutindo-os na parede ou piso, com dutos ou um painel duplo:
- O ideal é fazer uma previsão dos pontos na hora de planejar a infraestrutura elétrica de modo que a saída dos pontos seja o mais perto possível e dê para embutir.
Decoração de escritório em casa
- No home office, os nichos podem ser a solução para organizar os livros, expostos em uma estante de madeira, e os outros itens podem ser abrigados em compartimentos de gesso;
- A predominância do branco e a iluminação embutida deixam a área de trabalho clean.
Ambiente integrado
- Você pode aproveitar a marcenaria existente no cômodo para conceber um home office integrado à sala de TV;
- Caso queira dar um toque de descontração, é só colocar um mural de fotos e um papel de parede no ambiente.
Pequenos espaços
- Para resolver o problema de falta de espaço você pode transformar a varanda do quarto de casal em escritório;
- O espaço pode receber o mesmo piso do quarto e ser fechado com vidro;
- A metade inferior da parede pode ser revestida de lambril em madeira MDF para dar continuidade ao móvel;
- Caso não tenha varanda, você pode integrar o quarto de empregada vago ao resto da casa para dar impressão de amplitude.
Home office
- Um dormitório que ficaria vago pode ser transformado em escritório;
- Neste mesmo ambiente, você pode colocar um mobiliário em linhas retas, cores neutras, combinando com a cortina e a persiana que protegem o computador da incidência solar.
Home theater
- Integrar o home office ao home theater possibilita aos moradores desempenharem atividades distintas no mesmo espaço;
- Uma ótima opção para decoração é uma estante composta por painéis ripados, que pode armazenar livros e outros objetos de uso do escritório, contrapondo-se à leveza da mesa com tampo de vidro.
Biblioteca
- Caso a sua ideia seja um escritório com ares de biblioteca, você pode deixar o ambiente modernizado com um home theater;
- Com lugar para receber convidados, o ambiente pode possuir, além da mesa de trabalho, nichos embutidos, spots de iluminação e uma bancada que acompanha a extensão da janela.
Fontes: Arquiteta Bya Barros; Arquiteta Camilla Matarazzo; Cria Arquitetura; Arquiteta Denise Monteiro; Arquiteta Jóia Bergamo; Designer Luana Mattos; Arquiteta Débora Aguiar.