Muito se fala sobre o estresse causado pelo trabalho, pelos relacionamentos em geral e por maus hábitos de saúde, mas sabia que alguns elementos da casa também podem contribuir (e muito) para esse estado? Conheçam cinco estressores domésticos em potencial, e fuja deles!
1 – Bagunça/objetos fora do lugar
Pesquisadores do centro de estudos sobre a vida cotidiana das famílias, da Universidade da Califórnia (Ucla), perceberam altos níveis de cortisol (hormônio ligado ao estresse) em mulheres que possuem casas com “alta densidade de objetos domésticos”.
Refiro-me somente às mulheres porque nesse estudo o nível de estresse dos homens não foi afetado pela bagunça. Bom, o fato é que pilhas de papéis, brinquedos espalhados pelos ambientes, e até uma pia cheia de louça suja são potenciais estressores graves, pelo menos para o sexo feminino.
2 – Cama desarrumada
A organização é uma importante ferramenta para lidar com os problemas e o estresse do dia a dia, e arrumar a cama pela manhã é um dos hábitos que nos ajudam a conquistar um estilo de vida organizado. Além disso, segundo pesquisa da Fundação Nacional do sono dos Estados Unidos, quem arruma a cama antes de começar sua jornada diária tem mais chances de dormir melhor. E como o cansaço é um grande agente estressor, só temos a ganhar com esse hábito.
3 – Espelhos na decoração da casa
A gente sabe que os espelhos aumentam a sensação de espaço nos ambientes, e tal, mas talvez eles não sejam opções decorativas tão boas assim, pelo menos em se tratando de estresse. Um estudo elaborado pelo Instituto de Psiquiatria de Londres revelou que se olhar muito no espelho pode causar estresse relacionado à aparência.
4 – Barulho da TV
Caso vocês tenham o hábito de ligar a televisão ao chegar em casa, mesmo sem intenção de assistir a nada específico, cuidado, pois os especialistas são unânimes em apontar o excesso de barulho no cotidiano como um grande agente de estresse e insônia. Sem contar que a TV ligada sem objetivo pode nos distrair de tarefas que precisam ser cumpridas, causando ainda mais aborrecimentos ao final do dia.
5 – Contas espalhadas
Em uma pesquisa da Associação Americana de Psicologia, 75% dos entrevistados disseram que as finanças são uma fonte significativa de estresse em suas vidas. Por esse motivo, não é recomendável deixar contas e outros papéis financeiros pela casa, e sim organizados e restritos a um só ambiente, como o escritório. É uma forma de não ficar lembrando deles a todo o momento.
E então, prontos para acabar com os estressores domésticos? Comentem!
Beijocas estaladas!
Fontes: goodhousekeeping.com; sleepfoundation.org; Bebel Marrey Ferreira.