Olá, pessoal! Hoje eu trouxe dicas para quem tem pouco espaço disponível na cozinha e não pode trocar os armários ou replanejar o ambiente neste momento. A solução? Improvisos! Selecionei 8 ideias que garantem espaço extra na cozinha sem grandes mudanças estruturais. São sugestões de baixo custo e fáceis de colocar em prática, do jeitinho que a gente gosta.
1 – Aproveitar espaço em cima dos armários
Caso os armários da cozinha não cheguem até o teto, aproveite o espaço em cima deles para organização. Mas cuidado com a bagunça e a poluição visual! O ideal é usar caixas organizadoras ou cestos padronizados para guardar os objetos, como no ambiente acima. Caixas de papelão ou objetos amontoados nem pensar!
2 – Aproveitar espaço embaixo dos armários
Caso os armários são altos e sobre espaço embaixo deles, uma boa opção é inserir prateleiras para organizar louças, utensílios, temperos… O que você quiser!
3 – Aproveitar espaço nas laterais dos armários
A terceira sugestão de improviso é colocar pequenas prateleiras para aproveitar espaço nas laterais dos armários, aproveitando partes inutilizadas da parede.
4 – Aproveitar espaço nas portas dos armários
Caso o objetivo seja aproveitar espaço, nem a porta do armário se salva! Dá para inventar organizadores com suportes pendurados nesse cantinho.
5 – Aproveitar espaço dentro dos armários com divisórias práticas
Geralmente utensílios separados por divisórias ocupam menos espaço e ficam mais organizados nos armários. Na primeira imagem, as barrinhas organizaram a prateleira na horizontal, e na segunda, prateleiras empilháveis criaram espaço na vertical.
6 – Pendurar panelas e utensílios em suportes na parede
Falta espaço nos armários? Pendure objetos na parede! Na primeira imagem, um painel de pegboard torna a vida de qualquer cozinheiro mais fácil e organizada. E na segunda, as panelas se acomodam em barras de metal com ganchos. Nesse tipo de barra dá para pendurar de tudo: colheres, temperos, papel toalha, escorredor de louças…
É só instalar a barra e escolher os suportes com ganchos de acordo com a necessidade.
7 – Pendurar panelas e utensílios em suportes no teto
Como vocês podem ver, um suporte no teto também é uma opção interessante.
8 – Utilizar móveis portáteis ou retráteis
Mesinhas de apoio com rodinhas (como na foto acima), bancadas retráteis e móveis que podem ser encaixados em outros na hora de guardar (como na foto abaixo) são funcionais em qualquer tipo de cozinha, mas nas pequenas, fazem toda a diferença.
E então, #partiucozinhamaisorganizada?
Beijocas estaladas!