Utilizados para valorizar a decoração em um determinado ambiente e mania nas décadas de 50, 60 e 70, as faixas e os azulejos ganham cada dia mais destaque no mercado. Com potencial quase ilimitado, essa poderosa ferramenta é capaz de criar diversos cenários.
Diferenças entre culturas
Esse revestimento é produzido mundialmente, mas em cada país a peça tem modelos peculiares com as características do lugar onde é fabricado. Os produtos são desenvolvidos de acordo com o gosto brasileiro. Somos um país alegre e simpático, nada mais coerente que trazer esta alegria e simpatia para dentro de casa.
Faixas
Na primeira imagem, o revestimento tem detalhes que evidenciam a bancada de refeições. Já na segunda imagem, a faixa foi utilizada na área externa, e fez uma perfeita composição com as pedras naturais.
Decorativas e práticas, as faixas têm dupla função, pois em alguns casos, além de enfeitar o ambiente, elas podem servir como remate de um painel. Com um toque artístico, seus desenhos e texturas trazem uma diversidade de possibilidades para cada necessidade do seu consumidor.
Adesivos
Há a possibilidade de criar adesivos que imitam os ladrilhos hidráulicos. A intenção de criar adesivos que imitam esses revestimentos é manter o estilo rústico, característica marcante em muitos projetos. A tendência atual é impregnar o ambiente com cores.
Outra tendência para esse tipo de revestimento são os patchworks feitos com cores ou estampas parecidas, que fazem uma divertida brincadeira para quem gosta de ousar um pouco mais na decoração da casa.
Para não cometer exageros, deve-se evitar sobrecarregar o ambiente com os azulejos decorados. Duas paredes com o revestimento fica ‘over’, pois uma peça acaba desvalorizando a outra. Não podemos esquecer que a decoração estará entre as duas paredes, o que a torna ainda mais carregada de cor.
Estampas e cores
Alguns escritórios, inspirados na paixão pelos azulejos portugueses, começaram a desenvolver os adesivos, mas com as adaptações ao gosto brasileiro.
A utilização do produto é muito fácil, porém, o azulejo precisa estar liso e não ser em relevo para a correta aplicação. Além de ter baixo custo, essas peças são uma boa alternativa para uma decoração descolada, dando mais personalidade e vida aos ambientes como um passe de mágica.
Fontes: Sérgio Formícola, gerente de marketing da Cerâmica Porto Ferreira; Deborah Roig, arquiteta; Carine Canavesi, designer gráfica e empresária da marca Pavão Revestimentos; Eninha Campos, arquiteta e designer de interiores da Decore Adesivos Personalizados.