As cores têm o poder de estimular, reduzir o estresse, fazer sonhar. Uma pessoa desprovida de visão sente calor ou frio se entra numa sala vermelha ou azul.
Algumas premissas são clássicas: salas de estar onde todos interagem, recebem os amigos, confidências são trocadas, pedem cores mais acolhedoras e quentes. Quartos, ambientes mais íntimos, precisam ser mais tranquilos e relaxantes.
Montamos alguns ambientes para explicar as reações emocionais que as cores causam na sala de estar e nos quartos de uma casa.
Sala
Uma das dicas básicas é trabalhar a cor escolhida usando detalhes da complementar. Por exemplo, paredes em tonalidades verdes com objetos de decoração em vermelho ou laranja ficam equilibrados e interessantes.
Algumas curiosidades divertidas: salas de jantar com as paredes em amarelo estimulam o apetite e todos se comunicam, mas ninguém presta atenção no que o outro fala.
A cor laranja, mistura do amarelo (alegria, criatividade, comunicação) com o vermelho (poder, excitação, agressividade) é antidepressiva, desinibe, estimula coragem e tolerância.
Os chineses gostam de pintar a porta de entrada de vermelho porque acreditam que afugenta os demônios, os gregos pintam as suas de azul pelas mesmas razões culturais.
Quarto
Quanto mais calma e tranquila for a atmosfera do quarto infantil mais felizes serão as crianças. Teto pintado de azul-claro em quartos de crianças pequenas ajuda a ter um sono mais repousante. Meninas gostam da cor rosa e na adolescência preferem o lilás (mistura do azul com o rosa) porque estão entrando no mundo adulto. Desenhos elaborados em excesso, muitas cores diferentes no ambiente, perturbam o repouso dos jovens.
Para meninos mais introspectivos ou com tendência à depressão, evita-se a cor azul no quarto, pois acentua esta característica. É preferível usar o verde em tons mais claros, mistura do amarelo com o azul.
Mesmo um tom de amarelo claro nas paredes do quarto estimula a mente em excesso. Turquesa, mistura de verde com azul, ajuda a relaxar e acalma as emoções.
Já a cor branca em todas as paredes é altamente estimulante, ao contrário do que muitas pessoas pensam. Por isso, é preciso ter cuidado na hora de escolher as cores para sua casa.
Fonte: Mon Liu – Designer de interiores, paisagista e consultora de Feng Shui.