Quando o frio chega pra valer, não tem nada mais gostoso do que chegar em casa e ter o cantinho quentinho e aconchegante. Então, que tal investir em um aquecedor? Esse eletrodoméstico é bem funcional, e aquece, em média, de 20 a 25 metros quadrados.
Veja a seguir quais os tipos de aquecedores disponíveis no mercado e suas especificidades.
Tipos de aquecedores
Aquecedor a óleo
O design também é responsável pela eficácia. Os aquecedores em forma de torre contam com uma maior emissão de calor e com uma resistência em tamanho superior aos demais aparelhos.
Aquecedores a óleo também usam resistência, mas o ar não entra em contato com ela, por isso, não resseca o ambiente. Eles são mais silenciosos que os demais e costumam ser mais caros que os elétricos.
Aquecedor de halogênio
O aquecimento do ar ocorre pelo mecanismo de troca de calor, causando também um ressecamento no ambiente. O uso de gás halogênio serve para potencializar a função e prolongar a vida útil.
Aquecedor cerâmico
A resistência feita em cerâmica torna a vida útil do aparelho mais longa. Porém, eles podem tornar o ar mais seco, já que utilizam o oxigênio. Portanto, para quem tem problemas respiratórios, ele não é indicado.
Aquecedor com resistência metálica
Este tipo é o de menor custo encontrado no mercado e reúne os aparelhos, popularmente chamados, de elétricos. Porém, apresenta o mesmo problema do cerâmico, e pode deixar o ar seco.
Dicas para escolher o melhor aquecedor
- Antes de comprar o aparelho, você precisa observar características dele e do ambiente onde será utilizado. Dependendo do tamanho, um aparelho pode não ser suficiente para seu espaço.
- O Brasil é um país tropical, por isso podemos pensar em climatizadores ou ar-condicionado com sistema reverso, que além de resfriar, também esquentam.
- Ambientes de piso frio precisam de aparelhos mais potentes, do que, por exemplo, espaços com piso em madeira ou carpete.
- Locais com janela com pouca vedação também necessitam de uma atenção especial.
Gasto de energia
Quanto maior a potência do aquecedor, maior o gasto de energia. O aquecimento do ambiente acontece por causa da troca do calor entre o ar do espaço e a resistência interna do equipamento. Essa resistência é uma peça em formato de serpentina similar à resistência dos chuveiros.