Hoje em dia todas as pessoas podem ter uma lareira em casa, pois, existem diversos modelos que se adaptam às necessidades e características dos consumidores. Portáteis, a gás, a lenha ou álcool, as lareiras dão conforto e aconchego em ambientes como quartos, jardins, salas.
Para escolher a lareira ideal você deve levar em consideração:
- O estilo do ambiente;
- O tipo de exaustão;
- As condições de construção;
- A estrutura da peça;
- O local em que ela será instalada.
Desta forma, é possível analisar qual lareira se adequa melhor a sua casa ou apartamento. Mas, lembre-se que a lareira perfeita é aquela que combina com o espaço e atende as necessidades de quem ali vive.
No entanto, antes de escolher o modelo da lareira é necessário avaliar os cuidados indispensáveis na sua construção e instalação, tais como:
- Procurar uma equipe de montagem com experiência e qualidade;
- Seguir as instruções corretamente, sendo fiel às medidas orientadas no manual técnico;
- Fazer exaustão correta para saída de fumaça.
Tipos de lareira
As diferenças entre as lareiras são determinadas pelo design, exaustão e construção, veja a seguir os modelos disponíveis no mercado.
Lareira a lenha
A lareira a lenha tem efeito mais acolhedor e é utilizado com frequência em casas maiores ou com decoração campestre. Com caráter mais rústico e intimista, a peça pode ser construída em alvenaria, metal ou com alguns tipos de pedras.
Dentre as vantagens deste tipo de lareira podemos citar o ritual, o charme, o maior controle do fogo e a durabilidade maior de calor.
Mais exigente, a lareira a lenha exige um planejamento maior na sua instalação. Para colocar esta peça na sua casa é preciso preparar a parede em que ela vai ser instalada, construir uma chaminé, ter uma manutenção e limpeza frequente, comprar os aparatos técnicos necessários para a sua utilização e não se importar com a fumaça e o cheiro que ela produz.
Lareira a álcool
Práticas, modernas e ecológicas, as lareiras a álcool não requerem grandes modificações na infraestrutura onde serão instaladas. O modelo não exige a construção de uma chaminé e pode ser colocada em diversos lugares. No entanto, para o equipamento funcionar com segurança é preciso instalar em um ambiente amplo com ventilação natural.
Outro cuidado que precisa ser tomado está relacionado ao fogo, por ter um visual escultural quase cenográfico, as pessoas tem a ligeira impressão de que a lareira não esquenta, mas isso é um erro, pois, ela esquenta da mesma forma que os outros modelos e os cuidados com as crianças e os animais de estimação devem ser mantidos.
Lareira a gás
Elegante e funcional, a chama desta lareira é gerada por combustão de gás, tanto natural quanto GLP (o de botijão), por isso, não importa qual o tipo de alimentação tem sua casa ou apartamento, se você tiver pontos de gás previstos e um registro no local é possível instalar a lareira sem grandes preocupações.
Com acionamento fácil e prático, o equipamento não requer manutenção e limpeza constante. Para lareira funcionar com plena segurança é necessário apenas um tubo feito de cobre que conduzirá o gás até o ponto da lareira. Este tubo deve ser instalado sob o piso da residência. Se você quiser acioná-la por controle remoto é necessário instalar um ponto de energia perto da peça.
Antes de comprar a lareira, verifique se o modelo que você escolheu segue as regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Observe também se a lareira possui uma válvula de segurança para cortar o gás se a chama se apagar, evitando que o gás se espalhe pelo ambiente.
Lareira suspensa
As lareiras suspensas são fáceis de se ajustar em qualquer residência. Portátil, pode ser levada para qualquer ambiente aquecendo o lugar desejado com charme e elegância agregando a decoração e trazendo um clima acolhedor para o lugar.
Fontes: Arquiteta Karina Ritter; Designer de interiores Vanessa de Mani; Gerente de marketing da Construflama, Cristiane Cassab.