Com a verticalização das construções nas grandes metrópoles, o contato com a natureza ficou mais difícil. Pesquisas da área mostram que empreendimentos situados nas proximidades de áreas verdes têm melhor qualidade de vida e menores índices de violência e poluição.
Benefícios dos espaços verdes
- As áreas verdes auxiliam na acústica dos edifícios, na diminuição do barulho, na redução da emissão de gás carbônico, na boa comunicação entre as pessoas e principalmente na qualidade de vida;
- Aproveitar o terraço ou a varanda para fazer um pequeno jardim ou colocar uma planta é uma ótima oportunidade para manter o contato com a natureza. Plantas ornamentais e até frutíferas podem embelezar o ambiente.
Escolha da planta
- Não importa o tamanho da varanda, pois existe sempre uma espécie que se adapta ao espaço, mas para ter plantas bonitas e duráveis na varanda, o morador deve levar em conta as características físicas do local, como por exemplo:
- Insolação;
- Vento;
- Clima;
- Posicionamento geográfico;
- Finalidade;
- Dimensionamento correto do vaso para a planta;
- Dimensionamento correto do vaso para o espaço.
- O mais importante é adaptar o espaço da varanda para que seu dia a dia seja mais feliz.
Cuidados
- Depois que você escolher a espécie ideal para a sua varanda, é importante tomar alguns cuidados para a planta ficar sempre sadia e viver por mais tempo:
- Escolher o substrato correto para a planta;
- Fazer a rega de acordo com a periodicidade da espécie escolhida;
- Adubar e podar sempre que necessário e fazer a manutenção do vaso quando perceber que a planta está ficando fraca.
Para quem tem crianças ou animais de estimação no apartamento é importante ficar atento com as espécies tóxicas, fazendo pesquisas antes do plantio e evitando transtornos futuros.
Fontes: Erico Zoller, arquiteto paisagista e sócio da Casa das Plantas; Sylvia Scheleier paisagista da Mb Flores; Mon Liu, designer de interiores especializada em Feng Shui.