Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Água e vida

Com o intuito de promover a conscientização de todos sobre a importância do uso racional da água para o meio ambiente, a ONU (Organização da Nações Unidas) estabeleceu o dia 22 de março como o Dia mundial da água.

Nessa data, ao mesmo tempo em que podemos celebrar a existência desse bem maravilhoso, comum a todos, que nos proporciona prazeres ímpares como um bom banho de mar ou de cachoeira; também devemos refletir sobre importância da água para a manutenção da vida no planeta e sobre como podemos preservá-la, já que trata-se de um recurso natural finito. E como sabemos, não há vida possível no planeta sem água.

Como ocorre o ciclo hidrológico

A água percorre um caminho cíclico na natureza, chamado ciclo hidrológico:

  1. Primeiramente, graças a radiação solar incidente sobre a Terra, as águas de rios, mares , do solo, ou presentes em plantas e animais, evaporam, enquanto as águas das geleiras sublimam – passam diretamente do estado sólido para o gasoso;
  2. Estando em estado gasoso, a água sobe às partes mais altas da atmosfera onde é submetida a baixas temperaturas e se liquidifica em gotículas que formam as nuvens;
  3. As pequenas gotas presentes nas nuvens unem-se entre si e formam gotas maiores que, por serem pesadas, caem sobre a superfície terrestre (eis a chuva!) e umidecem a terra e, aqui reinicia-se o ciclo.

Apesar de estimar-se que, devido ao ciclo hidrológico, a quantidade de água existente no planeta seja a mesma há bilhões de anos, a maior parte dela – cerca de 97% – é salgada e, dos restantes 3% de água doce, grande parte está solidificada nas geleiras ou escondida nos lençóis freáticos mais profundos. Sendo assim, a água disponível para o consumo tem quantidade limitada, daí a preocupação mundial em torno do uso racional.

Água é um recurso natural finito

Vários estudos comprovam que o uso irracional e abusivo da água está com os dias contados porque ela é finita e depende da pureza dos seus mananciais para aflorar na superfície.

Ao construírem exageradamente grandes barragens para as usinas hidrelétricas, por exemplo, o ciclo hidrológico daquela região é alterado –  já que a evaporação ali será mais intensa – e, consequentemente, todo o meio ambiente local é afetado.

Natureza em equilíbrio

A riqueza dos mananciais de água doce depende da mata e da vegetação que contribuem para a pureza de suas nascentes. Além de absorverem as águas para o subsolo, as árvores geram e reabsorvem a neblina, e dão vida a várias espécies animais, como cotias, quatis, tamanduás, gambás.

Ou seja, a vegetação arbórea (composta por árvores frutíferas, ornamentais, dentre outras) favorece a vida de toda a fauna que, por sua vez, auxilia na tarefa de espalhar as sementes para o nascimento de novas árvores, perfazendo assim o ciclo da vida.

No Brasil, da natureza exuberante que percorria todo o litoral na época do descobrimento, infelizmente, sobrou muito pouco, e, o que restou precisa ser respeitado e preservado por todos, já que nesses focos remanescentes de Mata Atlântica ainda temos espécies de árvores belíssimas como o Jequitibá, Figueiras, Cedro, Pau-Brasil, Ipês, Manacás e Imbaúbas que dão pinceladas de prata na mata da Serra litorânea.

Atualmente, instituições públicas e privadas atuam na gestão mais consciente das águas, levando ao grande público esta “mercadoria” sem a qual não poderia haver vida, e que não é infinita. Depende de cada um de nós o uso consciente da água, para que ela possa ser preservada, bem como o meio ambiente.

Plantar uma árvore é contribuir para Mata, contribuir para a Mata é contribuir para a água.

Compartilhe isso:
Tags relacionadas:
Autor:

Deixe um comentário