Tudo sobre decoração e organização da sua casa – BBel

Menu Fechar

Dicas de organização para quem mora sozinho

Shutterstock

Fazer tudo que você bem entender sem ter que dar satisfações a ninguém. Esse parece ser o maior sonho de quem quer morar sozinho. Entretanto, quando o plano se torna realidade, muita gente percebe que as vantagens de não dividir a casa com ninguém vêm acompanhadas de uma série de responsabilidades. Para lidar com as tarefas e ainda usufruir as vantagens de ter uma casa só para você, preparamos algumas dicas para você organizar o seu tempo e o seu espaço.

Faça lista de compras

A primeira dica para quem mora sozinho é fazer uma lista de compras para que não haja estoque de comida e produtos que provavelmente não serão consumidos até o prazo de validade. O hábito de estocar é uma herança da época em que você morava com a família, portanto, deve ser evitado. É preciso ter controle de sua despensa para evitar desperdício.

Para a elaboração da lista de compras:

  • Coloque os produtos que você usa regularmente em casa;
  • Mantenha apenas um produto como estoque ao que você estiver utilizando. Assim, sempre que os produtos acabarem você começa a utilizar aquele que estava estocando e marca em sua lista para que não se esqueça de repor.

Alimentação

Alimentar-se corretamente, sem pular refeições ou substituí-las por alimentos industrializados, é um dos desafios para quem mora sozinho. Um café da manhã caprichado dá mais energia, disposição e saúde para enfrentar a jornada diária.

É recomendado que essa refeição seja feita todos os dias, sem exceções. Portanto, no dia anterior, deixe tudo preparado para que você não precise se preocupar com isso logo pela manhã. Prepare um suco, um sanduíche natural ou compre frutas frescas no caminho de volta do trabalho.

Limpeza

Shutterstock

A correria do dia a dia provavelmente vai dificultar a realização de uma faxina minuciosa em sua casa. E a falta desta promove o acúmulo de sujeiras que podem agravar quadros de alergias respiratórias, além de estragar os móveis. O ideal é que você contrate uma ajudante ou diarista para realizar a faxina, mas você precisa manter a limpeza da casa em dia. Para isso realize limpezas básicas, como passar pano nos móveis para tirar a poeira superfície. Dessa forma, no dia em que a ajudante realizar a faxina em sua casa, o trabalho será nos locais mais difíceis, como banheiro.

Lave sua roupa e sua louça

Resista à tentação de deixar para lavar a louça mais tarde, ou aquela peça de roupa que manchou de molho. Embora essas tarefas sejam maçantes, ficam ainda mais difíceis quando deixamos para depois. Os resíduos de comida começam a ser digeridos pelos micro-organismos do ar causando mau cheiro na louça. Manchas em roupas e sapatos, depois de secas, podem não sair ou precisar de procedimentos especiais para serem removidas.

Invista em acessórios de qualidade

Vasilhas de plástico transparente são ótimas organizadoras de comidas, pois permitem distinguir facilmente os alimentos estocados. As vasilhas de boa qualidade são flexíveis no uso e podem ser levadas tanto ao freezer quanto ao forno micro-ondas. Todos os dias surgem no mercado novas tecnologias e utensílios criados especialmente para solucionar pequenos problemas do dia a dia. Investir em acessórios que facilitam sua vida é fazer uma poupança de tempo. Desde pequenos raladores e cortadores de legumes feitos de plástico até os aspiradores de pó e lava-louças, a dica é poupar para adquirir esses bens e depois esperar o retorno em menos tempo gasto com atividades doméstica.

Organize-se

Shutterstock

Agora que está morando sozinho terá que controlar o pagamento de todas as contas e despesas, portanto mantenha a correspondência organizada para não perder boletos e avisos. Coloque uma caixa organizadora ou fixe um porta-correspondência próximo à porta de entrada de sua casa. Separe um dia da semana para verificar as cartas e guardá-las em pastas arquivo.

Rotina

É importante criar uma rotina fixa de tarefas, como retirar o lixo do banheiro e da cozinha todos os dias, trocar as roupas de cama e banho semanalmente. Estabeleça dias para tais atividades, assim você não acumula as tarefas para o mesmo dia. Você também pode estabelecer uma rotina para lavar e passar suas roupas, caso tenha uma faxineira, monte uma rotina semanal de trabalho.

Fonte: Nutricionista Anna Christina Castilho.

Compartilhe isso:
Autor:

Compartilhe isso:

Deixe um comentário