BBel
  • Início
  • Decoração
  • Organização
  • Projetos e Profissionais
  • Guias
  • Cursos online

Acessar minha contaAcessar minha conta

  • Projetos
    • Projetos completos
    • Sala
    • Quarto infantil
    • Quarto adolescente
    • Quarto adulto
    • Copa, Cozinha e Lavanderia
    • Banheiro e lavabo
    • Varanda
    • Área de lazer
    • Escritórios e Home office
  • Estilos
  • Móveis
  • Paisagismo
  • Elementos
    • Iluminação
    • Detalhes
    • Revestimento
    • Cor
    • Dicas
  • Mostras
  • Imóveis e reformas
  • BBel viu e gostou

BBel

Tudo sobre Decoração e Organização da sua Casa

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
Realize seu login

MinhaConta

Logar com Facebook

MinhaConta

• Cadastre-se • Esqueci minha senha

Conta do Facebook Conta da BBel
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
Decoração

Lavar as mãos, um simples hábito pode prevenir doenças

04/08/2010 (Atualizado em 15/07/2021) - Bebel Marrey Ferreira

Enviar por E-mail Imprimir
Tweetar
Adicionar aos favoritos

{AUTOR}

Os micro-organismos possuem papel importante em nossas vidas. Eles podem ser úteis ou nocivos a nós, dependendo de seu tipo e a que se destina. Por exemplo, alguns micro-organismos compõem a flora intestinal e são os responsáveis para que nosso intestino funcione regularmente. Outros podem ser utilizados para a fabricação de alimentos, como queijos e iogurtes.

Aqueles nocivos à saúde humana são, geralmente, chamados de germes e podem ser bactérias, fungos ou vírus. Os germes são os responsáveis por infecções respiratórias e gastrointestinais, por exemplo, e estão presentes nas superfícies em geral, nos alimentos, água, animais, utensílios, objetos de uso pessoal e, principalmente, no ser humano, o maior transmissor de germes, pois está sempre em movimento.

Desta forma, os micro-organismos podem ser transferidos de pessoa para pessoa ou de uma fonte a uma pessoa, por contato direto ou indireto. A transferência de uma superfície para uma pessoa é o que chamamos de contaminação cruzada, a grande responsável por doenças no mundo.

Mas por que lavar as mãos?

{AUTOR}

John Oxford, Presidente do Hygiene Council e professor de Virologia na Barts and the London School of Medicine & Dentistry, em Londres/Inglaterra, disse: "É importante que não nos tornemos displicentes quando se trata de praticar boa higiene. (...) A lavagem das mãos e a desinfecção das superfícies são sempre importantes para a proteção contra infecções, mas em momentos de maior risco, como durante uma pandemia, essas ações são mais necessárias".

As mãos são uma das principais vias de contaminação que existem, pois são elas que utilizamos para tocar tudo e todos. Caso as mãos estejam limpas e toquem algo contaminado é o suficiente para que a "cadeia" da transmissão seja iniciada. O contrário também é válido: manipular algo que está limpo com as mãos contaminadas oferece o mesmo risco.

Isso ocorre porque os micro-organismos nocivos podem sobreviver períodos significativos sobre as superfícies. Portanto, lavar as mãos é a maneira mais importante, para ajudar na redução da disseminação de doenças e transmissão de germes.

Segundo a Dra. Priscila Ligeiro Ésper, Clínica Geral e Nefrologista da Unifesp, o mais importante é sempre cobrir a boca e o nariz ao espirrar, lavar as mãos logo após e evitar tocar outras pessoas e superfícies de uso público.

Segundo pesquisas, o simples ato de lavar as mãos pode reduzir:

- Doenças diarreicas em 43%;

- Os riscos de aquisição de problema estomacal em 47%;

- Em 16% o risco de infecções respiratórias.

Lavar as mãos tem jeito certo

Apesar de ser uma ação bastante corriqueira lavar as mãos também requer atenção, principalmente quando se torna um movimento mecânico.

Para garantir que as mãos fiquem limpas de verdade é preciso seguir alguns passos, certificando-se que a água a ser usada seja tratada.

{AUTOR}

Este procedimento deve durar entre 15 e 30 segundos para garantir que todas as "dobrinhas" da mão estejam devidamente limpas. Os punhos também devem ser lavados, porém somente após a limpeza das mãos.

Família da limpeza

{AUTOR}

Para complementar a limpeza das mãos, dois aliados entram em ação: o sabonete bactericida e o álcool.

Os sabonetes bactericidas, no princípio, foram desenvolvidos para a utilização dos profissionais da saúde no preparo dos médicos para cirurgias. Mesmo divididos em duas categorias, em barra ou líquido, ambos possuem o mesmo princípio ativo, o triclosan, responsável pela eliminação de 99% dos germes.

O sabonete em barra, além de ser excelente para a lavagem de mãos pode ser utilizado também para banhos, pois protege a pele contra micro-organismos que causam mau odor. Segundo o Professor Dr. Eitan Berezin, chefe do departamento de doenças infecciosas pediátricas do Hospital Universitário da Santa Casa em São Paulo/SP, a opção líquida é dez vezes mais eficaz que em barra, pois o líquido não é manipulado, o que dificulta a contaminação.

O álcool só funciona quando sua concentração alcóolica é de 70%, pois apenas esta porcentagem é capaz de matar bactérias e vírus, incluindo o da gripe A (H1N1) e Covid-19. Para a desinfecção de mãos o mais indicado é o álcool em gel, pois este, além de não ressecar a pele, promove ação mais prolongada de proteção. É uma saída quando não há opção de lavar as mãos. Atenção: para a finalidade de assepsia, o álcool gel deve ter concentração de 70% e deve ser registrado junto à ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Limpeza X Desinfecção

{AUTOR}

Os cuidados com a higiene não devem se prender somente às mãos ou ao corpo é muito importante manter residências e escritórios limpos e desinfetados. Para tanto, é preciso saber quais as diferenças entre limpeza e desinfecção.

A limpeza é o processo no qual a sujeira é dissolvida em água e, posteriormente, removida. Seu objetivo é eliminar todo tipo de matérias indesejáveis, como restos de comida, gordura, incrustações e alguns germes presentes nos ambientes, equipamentos e utensílios. Para uma boa limpeza é necessário o uso da água combinada a um detergente que, por meio de reações químicas, elimina a sujidade.

Já a desinfecção é o método capaz de eliminar a maioria ou a totalidade dos micro-organismos nocivos e tem o intuito de reduzir ao máximo a possibilidade de contaminação e disseminação de doenças. Existem diversos produtos no mercado destinados a esse fim. Para saber quais micro-organismos combatem, leia o rótulo do produto ou consulte o serviço de atendimento ao consumidor do fabricante.

Ambientes e objetos podem parecer limpos, mas podem estar contaminados. Conhecidos por fomites são substâncias inanimadas ou partículas capazes de transmitir doenças ou de transportar germes nocivos e que se tornam fontes de infecção. Os micro-organismos sobrevivem em fomites por minutos ou horas e são mais comuns em vestuários, tecidos de papel, escova de cabelos e utensílios de alimentação e culinária.

{AUTOR}

Porém, a atenção deve ser redobrada quando se trata de ambientes públicos, como ônibus, metrô, trem, banheiros, bibliotecas, locais com corrimões, hospitais, pois por serem muito frequentados são mais propícios às contaminações. O telefone celular, tão comum nos dias de hoje, deve ser limpo e desinfetado regularmente, pois o aparelho também é usado em situações quando as mãos não estão devidamente higienizadas.

Conheça os vilões

Campylobacter: bactérias responsáveis pela maioria dos casos de diarreia em todo o mundo. O homem e os animais são infectados pela ingestão de produtos animais, água, contato pessoal com outras pessoas e animais. O feto pode ser contaminado durante o parto caso a mãe seja portadora.

Salmonella spp.: bactérias que causam infecções sistêmicas, febre tifoide e paratifoidea e gastroenterites. As infecções podem ser assintomáticas, transitórias ou crônicas e as principais fontes de transmissão são alimentos contaminados, como ovos e carne de aves.

Escherichia Coli: bactéria que pode causar diarreia, infecção urinária, doença respiratória e pneumonia, presentes nas fezes humanas e de animais. Resultam em contaminação pelo consumo de comida contaminada, leite não pasteurizado, água não tratada e contato com dejetos de animais ou pessoas contaminadas.

Shigella: bactéria causadora da doença aguda no intestino delgado, gera diarreia infecciosa, geralmente acompanhada de cólicas, sangue, pôs ou muco. Para que a infecção ocorra é necessário que os germes sejam ingeridos e isso acontece quando as pessoas não lavam as mãos com água e sabão após ir ao banheiro ou trocar fraldas e também em piscinas e lagos com quantidade insuficiente de cloro.

Listeria monocytogenes: encontrada na natureza e no trato intestinal dos animais, este micro-organismo pode causar a listeriose, responsável por septicemias e meningites, capaz até de causar abortos. Resistente a temperaturas de refrigeração, sua contaminação está associada a manipulação inadequada dos alimentos.

Staphylococcus aureus: é adquirida por cortes na pele, contato com doentes e ingestão de alimentos pré-salgados. Ela pode causar foliculite, pneumonia, furúnculo, meningite, infecções urinárias, intoxicação alimentar. Sua transmissão ocorre com a ingestão de um produto ou alimento contendo a enterotoxina estafilocócica, alimentos manipulados por pessoas portadoras da bactéria, secreções de nariz e boca, ferimentos nas mãos, abcessos ou acnes, alimentos de origem animal não cozidos ou não resfriados corretamente, superfícies e equipamentos contaminados.

Vírus Influenza A, B e C: o tipo A é capaz de infectar diversos animais, incluindo o homem; o B e o C, basicamente, infectam seres humanos. Porém os vírus A e B são capazes de causar epidemias, ao contrário do C que não tem potencial endêmico. Sua transmissão acontece por meio de gotículas eliminadas por tosse ou espirro, penetrando pelas mucosas do nariz, olhos e garganta. Ela também ocorre pela contaminação das mãos com secreções respiratórias, contato direto com outras pessoas (aperto de mãos) ou indireto (tocar em superfícies contaminadas). 

Veja como a limpeza da casa pode evitar doenças.

Tags: covid-19 limpeza arrumação faxina

Veja Mais

Conheça os tipos de Champagne e como harmonizá-los com a refeição

Destaque

Champagne: bebendo estrelas

29/10 - 00:00

+

Paisagismo e qualidade de vida

20/12 - 00:00

+

Outros Artigos

05/07/2021 - Cibele Fabichak

Burnout: quando o trabalho é a fonte de estresse

Arquivo | Arquivo

05/07/2021 - Bebel Marrey Ferreira

A pressa e a perfeição

Arquivo | Arquivo

Artigos

Mais Votados

Listas de utensílios para montar a sua casa

Como montar a casa | Organização

Sapateiras para organizar de tudo

BBel viu e gostou | Organização
Voltar para o topo

Facebook

Portal BBel

Instagram

  • Carregando...

Twitter

Tweets de @portalbbel

Decoração

  • • Artesanato
  • • Estilos
  • • Iluminação
  • • Imóveis e reformas
  • • Mostras
  • • Móveis
  • • Paisagismo
  • • Revestimento

Organização

  • • Como montar a casa
  • • Sua Casa - ambientes
  • • Limpeza - Pisos e revestimentos
  • • Limpeza - Geral
  • • Cuidados com as roupas
  • • Pessoal
  • • Festas

Projetos

  • • Projetos completos
  • • Área de lazer
  • • Banheiro e lavabo
  • • Copa, Cozinha e Lavanderia
  • • Escritórios e home office
  • • Quarto adulto
  • • Sala
  • • Varanda

Cursos, Livros e Eventos

  • • Organize-se
  • • Serviços de casa
  • • Organize suas coisas
  • • Organize suas finanças
  • • Organize sua casa

Minha Conta

  • • Cadastre-se
  • • Esqueci minha senha
Bbel Um Estilo de Vida
  • • Quem somos
  • • Conheça a Bebel
  • • Fale com a Bebel
  • • Politica de privacidade
  • • Anuncie
Bbel Um estilo de vida Datahome

© 2021, O.D.L Consultoria e Comunicação Ltda. Todos os direitos reservados.

Envie para um amigo

Gostou? Então envie para seus amigos

Sucesso! Sua indiação foi enviada com sucesso!

Esqueci minha senha

Esqueceu? Não tem problema a gente envia sua senha novamente para você

Sucesso! Um e-mail de confirmação foi enviado para você!