14/12/2011 (Atualizado em 02/08/2021) - Equipe BBel
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A revisão do carro é uma tarefa que precisa fazer parte da programação das famílias que costumam usar seus próprios veículos nas viagens de férias.
Tarefas que podem ser feitas pelo próprio motorista, dependendo de seu grau de conhecimento:
O condutor também precisa prestar atenção a alguns detalhes fáceis de serem esquecidos, como se certificar
Os outros três problemas mais comuns são:
Se o motorista faz as manutenções periódicas de acordo com as instruções do fabricante do automóvel, e se o prazo de validade da última revisão na concessionária autorizada ainda não está próximo de vencer, os cuidados acima bastam para garantir uma viagem mais segura.
Sobre o óleo:
O motorista deve verificar se o prazo para troca não vai vencer no meio da viagem. Neste caso é trocar o óleo antes de sair para a viagem e aproveitar para trocar o filtro de óleo do motor. O motorista deve esperar ao menos 10 minutos após desligar o carro para verificar o nível do óleo quando estiver fazendo a revisão.
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O cuidado com os pneus começa:
Os pneus devem ser verificados novamente quando todas as malas e os viajantes estiverem no carro, assim, o condutor pode perceber se algum deles murchou, o que acarreta menor estabilidade para o automóvel.
A fabricante de pneus Bridgestone indica também a necessidade de manter os pneus com a pressão correta.
Todos esses cuidados não serão suficientes se os pneus estiverem carecas. Para quem não sabe, trafegar com pneus neste estado é infração grave de acordo com o Conselho Nacional de Trânsito, Contran. Segundo a Bridgestone, a profundidade mínima dos sulcos do pneu é de 1.6 mm. Abaixo dessa medida, em qualquer parte dos sulcos, o pneu já passa a ser considerado careca. Além disso, a Bridgestone ressalta que um acidente causado por pneus carecas ou descalibrados pode acarretar em suspensão da cobertura por parte das seguradoras.
Na hora de escolher em qual posição colocar os pneus novos, José Carlos Quadrelli, gerente geral de engenharia de vendas da Bridgestone, orienta que, ao contrário do que se costuma fazer, a opção correta é instalá-los no eixo traseiro. Segundo ele, o risco de um acidente pela falta de aderência no eixo traseiro é sempre maior.
Não são raros os casos em que ao invés de comprar pneus novos, o condutor, com o auxílio de um borracheiro, remodela os sulcos do pneu careca usando uma lâmina quente. A Bridgestone explica que a prática gera a perda da resistência do pneu e aumenta o risco de estouro.
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Os proprietários de motocicletas que forem usar os veículos de duas rodas em suas viagens também precisam se acostumar com a revisão.
A Tuba Motors, oficina especializada em manutenção e preparação deste tipo de veículo, explica que
A oficina também esclarece que motos pouco usadas necessitam de cuidados especiais. O motorista precisar certificar-se:
Mesmo que você se sinta seguro para fazer a checagem de todos esses itens, seja seu veículo motocicleta ou carro, contar com a revisão profissional é indispensável e vai contribuir para garantir a segurança de sua viagem.
O fato do veículo ter acabado de passar pela oficina mecânica para um conserto não significa que ele está isento da revisão antes da viagem. Normalmente as concessionárias autorizadas checam todos os itens, mas se a manutenção era apenas nos freios, por exemplo, outros itens vão precisar ser verificados, como o oléo e água.
Ao retirar o carro da revisão na oficina mecânica os motoristas solicitem o check list do foi verificado no veículo e guardem o documento. Caso ocorra algum problema durante a viagem com um dos itens que consta no check list, o motorista tem o direito de exigir reparação, inclusive judicialmente, pelos danos.
Veja dicas sobre como dirigir com segurança na neblina.
Fontes: Laur Diuri, diretor de sinistros da Allianz Seguros, André Trinca, executivo responsável pela área de frotas da locadora de veículos Movida Rent a Car.
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