
Devemos nos preocupar com a remoção do pó dentro de casa, não só pelo aspecto agradável de uma casa limpa, mas porque o pó é muito prejudicial à saúde.
Composição do pó caseiro

O pó doméstico que se acumula por todos os cantos da casa vem 60% do ambiente externo, concluiram os cientistas da Universidade do Arizona depois de muita pesquisa e vários cálculos.
O pó é composto por uma enorme variedade de materiais, sendo que, os mais danosos para a saúde vêm através do vento que invade as casas, com ar externo poluído ou partículas que entram presas nas solas dos sapatos.
Inacreditavelmente, quase a metade do pó caseiro é composto de pele morta dos seres humanos, fibras de tapetes e carpetes, e de todos os tecidos que foram usados na decoração da casa.
A poeira se divide numa miscelânea de curiosos itens, como:
- Terra (que chega às casa por meio das solas de calçados).
- Pólen, fungos e até chumbo e arsênico, substâncias nocivas trazidas pelo vento.
Os que aparecem já dentro de casa:
- Partículas de cabelos e pelos.
- Ácaros e seus excrementos (aquele bichinhos microscópicos, velhos conhecidos de quem sofre de alergia).
Os ácaros vivem no pó caseiro

Os ácaros são responsáveis por muitas alergias, como espirros, impressão de peito cheio, rinite e asma, tanto em crianças como em adultos. Só podemos vê-los no microscópio, pois são animais muito pequenos. O que causa a alergia, são suas fezes.
O clima brasileiro é ideal para a proliferação de ácaros, pois eles gostam de temperaturas acima de 20°, e umidade relativa do ar entre 60 e 70%.
Os ácaros que vivem no pó de nossas casas não ficam na superfície dos estofados, almofadas, colchões, travesseiros, mas sim no seu interior, entre suas fibras. Eles e seus detritos aumentam o peso dos travesseiros e colchões depois de alguns anos de uso, pois o calor e a umidade do corpo e a descamação da pele são ambientes favoráveis à sua proliferação.