Quem não gosta de fazer churrasco? Esse é um dos programas preferidos para reunir amigos e família. A única parte chata da festa é a bagunça e sujeira que ficam, mas para isso não ser motivo de tanta preocupação, confira algumas dicas para organizar e limpar a bagunça depois do churras.
Como evitar que a sujeira do churrasco se espalhe
- Crie uma proteção entre a área da cozinha e os outros ambientes com portas, paredes, toldos que podem ser colocados somente na hora do churrasco ou divisórias, para evitar que a fumaça e gordura ultrapasse “os limites” da área da churrasqueira;
- Outra maneira é investir em equipamentos e churrasqueiras próprias para apartamentos, compactas e com proteção para evitar a liberação demasiada de fumaça e gordura. Como exemplo, as churrasqueiras elétricas, que não fazem fumaça, pois a gordura cai diretamente em um recipiente com água, eliminando assim a fumaça.
Limpando sujeira de carvão
A sujeira deixada pelo carvão pode ser facilmente removida com um pano macio, água e sabão neutro. Nas superfícies rústicas ou porosas, utilize uma escova de cerdas médias à duras com água e sabão neutro. Em ambos os casos a sujeira não precisa ser esfregada com muita força, pois ela sairá facilmente.
Cheiro de fumaça
- A ventilação adequada é o maior aliado para retirar o cheiro de fumaça. Após o churrasco coloque cortinas e tapetes em ambientes bem ventilados, assim o cheiro de fumaça será amenizado. Porém se estiver muito forte, borrife água aromatizada nas cortinas e tapetes;
- Porém se o cheiro estiver impregnado e persistir será necessário lavar as cortinas e tapetes. Eles podem ser limpos com solução de água e metade da medida de vinagre branco suficiente para deixar o tecido imerso em um balde ou tanque, por exemplo: 500ml de água, 250ml de vinagre, deixando-o depois em local bem ventilado para secar totalmente.
Dica esperta da Bbel
Ferver aproximadamente 600 ml de água com casca de uma laranja e 3 a 4 paus de canela por cerca de 20 minutos, também ajuda a remover o cheiro da fumaça. Deixe a janela aberta enquanto ferve essa mistura.
Pisos e paredes
- Utilizar água quente e sabão neutro ainda é a solução mais simples para remover a gordura de paredes e pisos. Utilize uma escova macia com essa solução para limpeza, depois enxague e finalize com um pano seco macio para secar e não deixar manchas;
- Também podem ser utilizados sprays desengordurantes para dissolver a sujeira mais difícil. Nos pisos, aplique com pano úmido e, se necessário para remover gordura impregnada, escove com vassoura de cerdas firmes, para depois enxaguar.
Limpeza de grelhas
- As grelhas devem ser limpas logo após o uso, para que a gordura não fique grudada. Utilize produtos desengordurantes (pastas ou sprays), para amolecer a sujeira, que depois pode ser removida com ajuda de uma escova com cerdas de aço (especial para limpeza de grelhas), água e detergente;
- Caso sua grelha seja de ferro, depois de lavar, seque-a bem e pincele sobre toda a superfície óleo de cozinha. Assim será mais fácil de lavar no próximo churrasco.
Receita caseira potente para dissolver gordura impregnada:
- 500 ml de água quente;
- Uma colher de sopa de vinagre branco;
- Detergente;
- 1 colher de sopa bicarbonato de sódio.
Coloque a mistura em um recipiente que possa mergulhar a grelha e deixe de molho por quinze minutos, em seguida passe a escova de cerda de aço e finalize com uma esponja com água e sabão neutro para o enxague.
Dicas de revestimentos que facilitam a limpeza
Na hora de montar ou reformar a churrasqueira seja no apartamento ou em casa, leve em conta algumas questões para facilitar a limpeza:
- A área da churrasqueira deve ser decorada com revestimentos que permitam fácil limpeza, como azulejos ou pisos de acabamento liso, que podem ser limpos facilmente com água e sabão neutro. Pedras naturais ou revestimentos com superfície porosa tendem a absorver com mais facilidade respingos de gordura, e são mais difíceis de serem limpos;
- Nas paredes, exceto na área molhada, podem ser utilizadas tintas laváveis ou de acabamento que permitam a limpeza. Já na própria churrasqueira, deve ser utilizado um revestimento adequado, como os tijolos especiais para aguentar a temperatura.
Fontes: Bebel Marrey Ferreira; Simone Serrano, personal organizer; Ilda Alves, diarista.