Os bichos de pelúcia são fofos e realmente dão toque alegre ao cantinho onde estão. Mas por causa dos materiais, eles sujam facilmente e podem acumular ácaros. Você sabe qual a maneira correta de lavar, secar e o que não devemos fazer com as pelúcias? Veja abaixo dicas para a limpeza.
Lavagem na máquina
– Primeiro passo: certifique-se de que o brinquedo não tem pilhas ou baterias e também se na etiqueta consta alguma restrição ao processo de lavagem.
– Retire todos os detalhes que podem se desprender.
– Coloque o bicho de pelúcia dentro de um saquinho para lavagens delicadas ou dentro de uma fronha presa com um nozinho.
– Selecione na máquina a opção para lavagem delicada e não use água quente.
– Sabão em pó utilizado no dia a dia ou detergente neutro podem ser utilizados normalmente.
Lavagem à mão
– Retire roupinhas e adjacentes que são delicados.
– Prepare em um balde uma mistura de água (fria ou temperatura ambiente) com sabão neutro, de coco ou até mesmo shampoo infantil.
– Nunca coloque a pelúcia diretamente no balde.
– Mergulhe uma escova delicada e macia ou um pano na solução e passe no bichinho quantas vezes achar necessário. Nas partes com menos sujeira, passe somente a mão com a água e sabão. Evite encharcar.
– Dê uma leve torcida e coloque para secar.
Secagem – Tanto na máquina quanto à mão, o correto é pendurá-lo em um local arejado e com sombra, por mais que o processo de secagem demore um pouco mais.
Dicas para lavar pelúcia
– Durante a lavagem não misture os bichinhos de cores muito diferentes.
– Nunca utilize produtos à base de cloro.
– Se eles ficarem expostos em prateleiras ou em cima da cama passe o aspirador regularmente.
– Se tiver crianças alérgicas em casa, procure lavar mensalmente.
Fontes: Heloisa Sundfeld, diretora da Help Personal Assistant; Ana Paula Barcena, gerente da Natureza & Limpeza e Guuh Green, estilista e personal organizer