Você não precisa de um passe de mágica para deixar sua janela limpa. O segredo para mantê-la bonita e durável é realizar a manutenção periodicamente. E com os materiais, os produtos e as dicas corretas será fácil realizar essa tarefa.
Antes de começar, o primeiro passo é saber qual material de fabricação da janela. Depois, confira nas dicas abaixo quais são os produtos adequados para o tipo de esquadria.
Janelas de alumínio
Limpe com água e sabão neutro, esponja ou pano macio (jamais esponja de aço). Após o término, seque o produto com pano limpo, seco e macio, para evitar manchas na superfície.
Janelas de madeira
Misture 2 litros de água com uma colher de sopa de algum produto multiuso e passe o pano úmido para tirar o pó. Depois, passe um pano apenas com água. E, a cada três meses, passe uma cera em pasta ou lustra-móveis nas janelas de madeira.
Janelas de PVC
Misture 2 litros de água com 2 tampinhas de álcool e molhe um pano com essa solução. Torça bem o pano e passe nas janelas. Depois disso, faça outra mistura de 2 litros de água com 1 tampinha de removedor, torça bem o pano e passe nas janelas.
Janelas de ferro
Passe um pano úmido só com água. Depois, misture num balde 2 litros de água com 1 colher de sopa de removedor ou com 1 colher de sopa de lustra móveis.
Janelas de vidro
Utilize uma esponja e uma solução de detergente e água para limpar. Depois, passe um pano multiuso e vinagre para tirar o excesso nas janelas de vidro. Para finalizar, passe o pano multiuso seco para dar brilho.
Dica esperta da Bbel: Não deixe a água secar no vidro nem use produtos químicos, tais como solventes e outras soluções alcalinas ou ácidas, pois podem causar manchas.
Fontes: Empresa Sasazaki e as organizadoras profissionais Adriana Saade e Juliana Rocha.