O aspirador de pó é um grande aliado na hora de realizar a faxina diária e no combate às doenças respiratórias. Por ser rápido e alcançar locais de difícil acesso consegue sugar aquelas sujeirinhas que ficam escondidas nos cantinhos dos móveis. Além disso, é ótimo para casa com pessoas alérgicas, pois não levanta poeira.
Mas, assim como qualquer eletrodoméstico, é essencial que você tome alguns cuidados em sua utilização para não prejudicar o produto.
Conheça as peças do aspirador e suas funcionalidades
Antes de tudo, procure saber qual é o modelo do seu aparelho. Ele pode ser aspirador de pó normal, aspirador de pó e líquido ou aspirador multifuncional (que lava e seca tapetes, cortinas e sofás).
Bocal multiuso
O bocal multiuso é indicado para limpeza geral, do dia a dia. Aspire o chão, carpetes, tapetes e estofados de carros.
Bocal para tecido
Para remover o excesso de pelos de animais, utilize o bocal para tecido, pois é menos agressivo. Uma dica também é utilizá-lo na limpeza de abajur.
Bocal de piso
Se sua casa for de piso frio, como o porcelanato, utilize o bocal para pisos. Ele tem uma proteção especial para evitar riscos e arranhões.
Bocal escova
Para limpar sofá, tapetes e carpetes, o mais indicado é o bocal escova, pois a escova aspira pó, cinza de cigarro e fios de cabelo.
Bocal fresta
Indicado para cantinhos e rodapés e também para tirar teia de aranha.
Dica esperta da Bbel
- Para uma limpeza mais eficiente, utilize apenas o saco original. O acessório descartável filtra a sujeira corretamente, impedindo que os ácaros voltem para o ambiente. Além disso, aumentam o poder de sucção e a vida útil do aspirador.
Viu só como o aspirador pode te ajudar de várias formas? Basta utilizá-lo de forma correta que sua faxina será rápida, completa e eficiente.
Fontes: Gerente de categoria de aspiradores e lavadoras de alta pressão da Electrolux, Gustavo Rosique; Empresa Getninjas.