Manter os tapetes sempre limpos, impecáveis e livres de manchas, nem sempre é uma tarefa fácil. Para isto, é preciso tomar alguns cuidados, fazer limpezas periódicas e utilizar produtos certos.
Existem no mercado diversos tipos de lavagens, produtos e métodos de limpeza de tapetes. Mas antes de iniciar qualquer processo é preciso tomar um precioso cuidado: verificar se o tapete pode ser lavado ou não, aspirado ou não, varrido ou não. Esta simples atitude, pode garantir a durabilidade e a maciez do seu tapete.
Para descobrir os cuidados adequados para a limpeza e manutenção do seu tapete, é necessário perguntar para o vendedor antes de compra. Mas se o tapete já esta decorando a sua sala e você não tem a mínima ideia se a peça pode ser lavada ou não, o recurso é ler a etiqueta.
Veja a seguir o significado dos ícones contidos na etiqueta do seu tapete
No entanto, algumas pessoas tem o hábito de cortar a etiqueta dos produtos, nesse caso a solução indicada é fazer uma lavagem simples utilizando apenas detergente neutro e água.
Lavagem de tapete passo a passo
- Procure um local adequado e espaçoso para fazer a lavagem do tapete;
- Molhe o tapete com a mangueira;
- Utilize uma esponja média para esfregar o tapete;
- Aplique o detergente neutro;
- Enxague a peça abundantemente até o sabão sair por completo;
- Deixe o tapete secar na sombra. Se você deixar o tapete secar no sol, existe uma grande chance da peça ficar com manchas amareladas, caso tenha algum resto de sabão no tapete.
Para uma higienização rápida para eliminar cheiros, ácaros e poeira, a organizer Juliana Rocha, indica a utilização do sal fino de cozinha ou o bicarbonato de sódio.
Lavagem de tapete com bicarbonato de sódio
- Aspire todo o tapete;
- Polvilhe o bicarbonato de sódio na peça;
- Em seguida, borrife vinagre sem encharcar;
- Aguarde de 40 a 60 minutos ou até secar bem e aspire.
Existem no mercado diversos produtos específicos para limpar tapetes. Mas é preciso tomar cuidado com estes materiais. Antes de comprar qualquer produto para a limpeza de tapetes fique atento aos rótulos. Leia a embalagem com calma e verifique se este produto pode ser aplicado no tipo de tapete que você tem em casa.
8 cuidados básicos que você deve ter com o tapete
- Aspire o tapete pelo menos 1 vez por semana, se você conseguir fazer 2 vezes, melhor ainda, isso evita o acúmulo de poeira e de ácaros;
- Nunca esfregue o tapete com vassouras ou escovas de cerdas grossas, isso deixa os pelos feios e desgastados;
- Nunca utilize alvejante ou detergente na limpeza de tapetes;
- Verifique o bocal adequado do aspirador para limpar o tapete de forma correta. O bocal em formato de T é o mais indicado;
- Caso aconteça algum tipo de mancha no seu tapete limpe-a imediatamente. Isso pode garantir a remoção completa da mancha, sem causar prejuízos posteriores;
- Em caso de lavagem, deixe o tapete secar na sombra, em um local com grande circulação de ar;
- Tome cuidado com o excesso de detergente nas peças;
- Tome cuidado com as diluições para manchas, cada tipo de tapete pede uma composição diferente.
Caso alguma mancha persista no seu tapete, veja a seguir como removê-las.
Fontes: Bebel Marrey Ferreira; Organizadoras Ingrid Lisboa e Juliana Rocha.