
Enquanto as panelas comuns são capazes de ferver a água até no máximo 100 graus, as de pressão conseguem superar esta temperatura. Como elas são vedadas, o vapor liberado pela água após o começo da fervura não escapa e com isso a pressão dentro da panela aumenta e os alimentos acabam sendo cozidos mais rapidamente.
O procedimento é seguro, somente ocorrerão acidentes se uma das instruções de uso correto da panela não forem atendidas ou em caso de falha dos sistemas de segurança.
Dicas espertas da BBel
- Leia o manual de instrução;
- Antes de abrir a panela, espere o vapor da panela sair totalmente.
Sistemas de segurança
- A válvula controladora de pressão, que libera o vapor quando a panela chega ao ponto ideal de pressão para o cozimento dos alimentos;
- O pino de saída do vapor;
- Válvula de segurança, que entra em funcionamento facilitando o escoamento do vapor caso a válvula controladora de pressão fique obstruída.
O que pode acontecer

Em casos de acidentes, o tamanho do dano vai estar ligado diretamente à proporção de pressão dentro da panela no momento do acidente.
- O estrago pode se resumir à deformação da panela;
- Deformação e quebra do fogão;
- Até mesmo à deformação da panela somada à destruição do fogão;
- Destruição do ambiente.
Em todos os exemplos citados acima é imprescindível lembrar que, se o cozinheiro estiver no ambiente, corre grande risco de queimadura ou até mesmo de perda de membros, adverte.
Manutenção de segurança
Para que a panela continue durante toda a sua vida útil como um utensílio seguro, é necessário:
- Realizar a limpeza dos sistemas de segurança;
- Troca do anel de vedação a cada dois anos, em média;
- Além disso, o anel deve ser trocado toda vez que ficar rígido e quebradiço;
- Antes de usar a panela, verifique se as válvulas estão desobstruídas;
- Preste atenção para que a água colocada seja suficiente para produzir vapor durante todo o tempo de cozimento e nunca leve este tipo de panela ao forno.
Não fazer na panela de pressão
- Molho de maçã, frutas, mingau de aveia, cevadinha, cereais diversos ou massas, pois podem fazer espuma ou estalar e obstruir a liberação da pressão;
- Em caso de alimentos que se expandem durante o cozimento, como arroz ou vegetais secos, encha a panela apenas até a metade de sua capacidade, pois preencher acima deste limite pode entupir as válvulas e ocasionar excesso de pressão.
Cuidados gerais
- Importante nunca deixar que o volume da água e dos alimentos que serão cozidos preencham juntos mais do que 2/3 do espaço interno da panela;
- Outra dica é diminuir a intensidade do fogo depois que a panela começar a liberar pressão, assim você economiza energia.
Na hora de fazer a descompressão
- Nunca levante a válvula com a mão, pois o jato de vapor poderá causar queimaduras;
- Use sempre um utensílio de madeira ou nylon;
- Se tiver dificuldade para mover a tampa, significa que ainda há pressão interna. Neste caso, não faça força para que a tampa abra e derrame água fria sobre a panela para resfriá-la.